CONHECENDO O DIA E A NOITE

Compartilhe com seus amigos

CONHECENDO O DIA E A NOITE

Sequência didática com a educação infantil


Série:  maternal  ( 3 anos)
Duração da aula : 4 horas.
 
Objetivo:
 
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
 
Tema da aula:
Dia e Noite
Dia e noite
 
Conteúdos factuais:
A percepção do dia e da noite
 
Conteúdos conceituais:
Sol, lua, duração do tempo.
 
Conteúdos Procedimentais:
Desenvolver a observação, a análise e a comparação. 
 
Conteúdos atitudinais:
Valorizar a duração do tempo.
Compartilhar informações em grupos.
Desenvolver a concentração e a atenção em rodas de conversa.
 
Metodologia:
Primeiramente é importante solicitar a ajuda dos pais para registrar na agenda as tarefas que a criança realiza em casa no período noturno.
– O que costumo fazer durante a noite?
 
Em aula utilize o poema Dia e Noite, de Regina C. Villaça Lima
 
Você poderá realizar essa leitura aproveitando-se da estratégia do “cineminha” – TV confeccionada com caixa de papelão e papel colorido.Na mesma há um espaço pra demonstração de ilustrações como se fosse uma tela de TV.
 
Poesia: Dia e Noite
Regina C. Villaça Lima
Quando acordo bem cedinho
vejo que é um lindo dia,
pois o sol está a brilhar
trazendo luz, calor e alegria.
 
Chegando a noite devagarinho
vejo no céu a brilhar
a lua e lindas estrelinhas
enfeitando até o dia raiar!
 
Roda de conversa:
Por meio de perguntas, direcione as crianças a expressarem suas observações e conclusões em relação a pesquisa que realizaram em casa.
Observe se também fazem relação das ações descritas, com as características físicas do dia e da noite (calor e frio; claridade e escuridão; etc.)
 
Atividade:
 
1) Dia e Noite:
 
Adaptação da brincadeira vivo ou morto.
 
Quando se disser dia, as crianças se levantarão e farão mímicas do que realizam durante o dia.
 
Quando se disser noite, elas se deitarão em colchonetes e simularão o sono.       
Obs. Pode – se combinar com as crianças antes da brincadeiras, atitudes que podem ser imitadas simulando o dia, tais como: dirigir, jogar bola, ir para escola, etc.
 
2) Sequência lógica:
Distribuir uma sequência lógica através de desenhos com atitudes do dia ou da noite.
Pedir para que as crianças pintem. O professor recortará as mesmas e devolverá a seus respectivos donos, para que eles montem sua sequência. Depois cada aluno poderá expor sua sequência para sala.
 
Materiais necessários:
 
– Papelão;
– cola
– tesoura;
– Giz de cera;
– poema;
– colchonetes;
 
 
Avaliação:
 
Relato oral, retomada em roda de conversa ao final das atividades.
Registro do professor quanto a apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
 
 
 
 
 
Deixe suas observações, críticas e sugestões. Elas são muito bem vindas para melhorar este blog.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes 
Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia no Ensino Superior Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

    1. Muito obrigado pela sua mensagem.
      Fico muito feliz em saber que estou ajudando. Desculpe a demora em responder. Fiquei um bom tempo sem acesso ao site.
      Fique à vontade para navegar o site e mandar suas dúvidas.
      Um forte abraço
      Ivan

  1. Bom dia!

    Venho Parabenizar você Professor Ivan Guedes pelo trabalho.
    Estou Cursando o segundo período de Pedagogia e meu primeiro Plano de aula passado pela Professora foi nesse formato encontrado aqui com você.
    Esta me ajudando muito.

    Obrigada!

    1. Muito obrigado pela sua mensagem.
      Fico muito feliz em saber que estou ajudando. Desculpe a demora em responder. Fiquei um bom tempo sem acesso ao site.
      Fique à vontade para navegar o site e mandar suas dúvidas.
      Um forte abraço
      Ivan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.