METODOLOGIA DA PESQUISA

Compartilhe com seus amigos

METODOLOGIA DA PESQUISA

Como escrever este capítulo do TCC

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa. Como escrever no TCC

Este capítulo é essencial para o seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Todo trabalho acadêmico, seja um TCC, uma monografia, um artigo, uma Dissertação de mestrado ou uma Tese de doutorado precisa ter este capítulo.
Para qualquer capítulo que você vá escrever, é preciso ter método, técnica e rigor, porém, isso não é tão simples assim nas primeiras vezes. Uma das técnicas mais indicadas para quem está iniciando nos estudos acadêmicos é a técnica do FICHAMENTO. Clique aqui para saber mais.

 

Escrever o capítulo da Metodologia da Pesquisa é muito fácil. Basta você ter bem claro os passos e as ferramentas que você utilizou para realizar a sua pesquisa.
 

Acompanhe no vídeo abaixo como elaborar este capítulo.

Após o vídeo, veja os exemplos que separamos para te apresentar.

 
Bons estudos.
Ivan
Acompanhe outros vídeos em que eu explico passo a passo como realizar um TCC. Clique Aqui!

Exemplo 1. 

 
Extraído de:
 
FEVEREIRO, G. B. Alfabetização e letramento do aluno surdo: Análise das metodologias utilizadas em uma classe regular. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2011.
 

METODOLOGIA DA PESQUISA

 
Para elaboração deste trabalho primeiramente deram-se a compilação de pesquisa bibliográfica, abarcando diversas fontes tais como livros, artigos de periódicos acadêmicos e legislação. Após o levantamento bibliográfico dos pontos mais relevantes da educação dos surdos, como sua história e as abordagens de ensino, realizou-se uma análise crítica sobre os autores elencados.
 
Em seguida, precedeu-se como material para a pesquisa de campo, a entrevista, em caráter aberto, apenas com direcionamentos questionadores. Os sujeitos ao qual se aplicou a entrevista foram: 2 professores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos que atuam na Educação Básica e 1 coordenador pedagógico também da Rede Municipal.
 
Na escola onde houve a pesquisa, há um aluno surdo que está regularmente matriculado desde o 2º ano do Ensino Fundamental (2009), hoje ele cursa o 4º ano.
 
Uma das professoras entrevistadas trabalhou com este aluno nos 2º e 3º ano. O fato dela saber se comunicar por meio da LIBRAS, foi determinante para a designação da classe a ela. Já a professora do corrente ano letivo não tem conhecimento da língua, o que dificulta seu trabalho com o aluno surdo.
Objetivou-se através deste trabalho a realização de uma análise reflexiva sobre a efetivação da inclusão de um aluno surdo em classe regular, à partir de metodologias diferenciadas e práticas de ensino.
Em seguida, houve o confronto entre a efetivação das Leis que são direcionadas a este aluno surdo, com a realidade escolar em que ele se encontra.
 
Portanto, para fins metodológicos e procedimentais para o desenvolvimento deste trabalho, é possível afirmar que tal abordagem se deu por dados qualitativos. Para fins de redação, e para preservar a identidade dos professores entrevistados, optou-se por qualificar a professora que trabalhou com este aluno no primeiro ano do ensino fundamental como “professora 1”. A professora do segundo e terceiro ano, como “professora 2” e a professora que trabalha atualmente com este aluno como “professora 3”.
 
 

Exemplo 2:

 
Extraído de:
 
SANTOS, A. L.; SANTANA, M. M. F.; OLIVEIRA, P. A.; GUILHERME, P. P. L.; CARVALHO, V. A. Breve análise sobre a influência da Globalização na Formação da Criança consumidora no contexto social e escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2009.
 

METODOLOGIA

 
Para realização desta pesquisa buscou-se compreender qual a influência que as propagandas comerciais e os produtos de alta tecnologia interferem sobre a infância, marcadas pela globalização e pelo advento da mídia, cujo consumo por parte das crianças aumenta a cada dia. Procurou-se entender de que forma o processo de globalização e a influência da televisão atingem as crianças, quais fatores as levam a tornarem-se consumistas e as atitudes dos pais e educadores, frente a essa questão e o que a aquisição ou não desses produtos podem causar na vida social, e psicológica das crianças.
 
Foram realizadas pesquisas em sites da internet, livros, artigos e demais trabalhos que versam sobre o tema. Percebeu-se a dimensão que este assunto poderia tomar. Assim, delimitou-se o foco apenas no consumo infantil influenciado pela mídia moderna bem como seu reflexo na educação. É importante ressaltar que faltam bibliografias consistentes neste tema, pois, entende-se que o assunto tratado ainda seja novidade no meio acadêmico.
 
As referências consultadas embasaram os referenciais teóricos sobre como funciona este meio, quais aspectos são importantes na construção de um saber profissional e em que medida os anúncios utilizam uma série de representações que estão presentes no cotidiano de nossas crianças.
 
Concluída a compilação bibliográfica, deram-se as atividades em campo que tiveram como objetivo auferir a efetivação do que se constatou na revisão literária.
 
Em campo aplicou-se questionários às crianças, aos pais e aos professores. O questionário teve como fundamentação as orientações analisadas nas referências bibliográficas (e.g. BARBOSA, 2009; SARMENTO, 2001; FERRÈS, 1996) e analisar a concepção de consumismo mediante a influência da mídia.
 
Também observou-se, durante a aplicação dos questionários, as reações desencadeadas pelos pais, seus filhos e professores. As observações, bem como a discussão sobre os resultados far-se-ão no capítulo seguinte.
 
Por fim, conflitou-se as referencias teóricas e a análise dos dados obtidos em campo culminando na conclusão que se segue.
Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. Olá, professor.
    Boa tarde.
    Preciso fazer um trabalho com metodologia de análise reflexiva. Você pode me orientar sobre essa metodologia?
    Obrigada.

    1. Posso sim, mas para isso eu precisaria saber mais sobre seu trabalho.
      A propósito, vou aproveitar para fazer um convite:
      É com enorme prazer que estou te convidando para meu I WORKSHOP de TCC. 🥰
      Juntamente com o Prof. Fábio Gomes 🤝 vamos conversar sobre TCC e tirar TODAS AS SUAS DÚVIDAS. 🤩

      ✔️Nosso encontro será dia 05/08/2019 às 20h. 😎

      Inscrições GRATUÍTAS neste link! 👇
      http://tccagoravai.com/workshop

      ✔️Nos vemos lá!
      Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes

  2. Caro Professor Guedes.

    Em construção de um Paper, como tema: Processo de construção do conhecimento e seu uso pela Ciência da Informação.
    Preciso de ajuda/orientação para autores a serem pesquisados (Fundamentação Teórica) e também ajuda para construir: Materiais e Métodos para o Paper em questão.
    Pode me ajudar?
    Grata

  3. Boa noite!

    Estou com muita dificuldade em conseguir saber se a metodologia que fiz no projeto para o TCC está certo você pode me ajuda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.