SALÁRIO MÍNIMO



SALÁRIO MÍNIMO

Como ensinar seus alunos a valorizar o custo de vida?


Público: Anos finais do ensino fundamental II e ensino médio.
Tempo: Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.

Conteúdos factuais:
O salário mínimo e o custo de vida do brasileiro.

Conteúdos conceituais:
Salário mínimo, custo de vida, constituição, lei, direito social.

Conteúdos procedimentais:
Ler e interpretar textos oficiais (leis), pesquisar em diferentes fontes de informações, coletar e selecionar informações.

Conteúdos atitudinais:
Se expor criticamente sobre um determinado assunto. Compreender e valorizar a economia brasileira. Reconhecer o salário mínimo. Valorizar os custos para manter uma família.

Salário Mínimo

METODOLOGIA

Inicie a aula questionando a turma “se eles sabem o que é o salário mínimo?”. Realize sua sondagem inicial absorvendo o que eles conhecem sobre o tema.
Realize a leitura do seguinte trecho da Constituição Federal:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV – salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Apresente o valor vigente do salário mínimo – em 2014 é de R$ 724,00

Questione os alunos sobre “o que eles acham que dá para fazer com esse valor, por mês?”.

Proponha a seguinte tarefa:
Forme grupos de 5 alunos e divida os seguintes temas:
1. Moradia e alimentação
2. Educação e saúde.
3. Lazer e vestuário.
4. Higiene e transporte.
5. Previdência Social.

Cada grupo se transformará em uma “família”. Eles deverão construir um quadro com os itens necessários para cada grupo e com seus valores. Cada membro do grupo pesquisará o que é necessário por mês. No final, deverão somar os valores e comparar com o valor do salário mínimo.

Pesquisa realizada, os alunos deverão expor os dados coletados e apresentar suas impressões sobre o trabalho. O que foi positivo e negativo? É possível ter uma vida digna com um salário mínimo? Quantas pessoas no Brasil vivem com apenas 1 salário mínimo?

Após as apresentações e os debates, os dados poderão ficar expostos em um mural.

Por fim, solicite uma produção textual sobre o custo de vida e o valor do salário mínimo.

AVALIAÇÃO:
Participação individual nas atividades.
Qualidade dos dados pesquisados e empenho na pesquisa.
Exposição dos resultados coletados.
Produção do painel.
Produção textual (analise principalmente a relação entre o valor do salário mínimo, as dificuldades encontradas para administrar esse dinheiro e o valor dos produtos pesquisados).

Espero que essa sequência didática possa cumprir com os objetivos propostos.
Fiquem a vontade para comentar.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes

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About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

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