REVISÃO BIBLIOGRÁFICA – REVISÃO DA LITERATURA



Compartilhe com seus amigos

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA – REVISÃO DA LITERATURA:

COMO FAZER PASSO A PASSO PARA O SEU TCC

 

COMO FAZER TCC REVISÃO BIBLIOGRAFICA REVISÃO DA LITERATURA

COMO FAZER TCC REVISÃO BIBLIOGRAFICA REVISÃO DA LITERATURA

Nesta postagem vamos conversar um pouco sobre como fazer uma revisão da literatura ou bibliográfica para o seu TCC. Lembrando que o TCC pode ser no formato clássico de monografia ou em formato de artigo. De qualquer forma, a revisão bibliográfica, ou revisão da literatura ou, ainda pesquisa bibliográfica constitui uma modalidade de pesquisa.

No vídeo que acompanha este texto, eu explico, com base no livro Delineamentos da Pesquisa Científica, escrito pelo Prof. Alexandre do Espírito Santo, que toda pesquisa acadêmica possui uma revisão da literatura. É a revisão da literatura que vai fazer com que a ciência avance. É através da revisão da literatura que vamos sedimentando o conhecimento historicamente acumulado e vamos retrabalhando seus conceitos e avançando paulatinamente.

 

CONCEITO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OU REVISÃO DA LITERATURA

Marconi e Lakatos (2002) afirmam que a pesquisa bibliográfica abarca toda a produção literária que diz respeito ao tema de estudo. Entende-se por essa produção:

  • Publicações avulsas;
  • Boletins;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Livros;
  • Pesquisas monográficas;
  • Teses;
  • Materiais cartográficos;
  • Meios de comunicação orais, como rádio, gravações em fita magnética;
  • Audiovisuais, tais como: filmes e televisão.

 

As autoras afirmam que a finalidade desta etapa é a de “colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas quer gravadas” (MARCONI; LATAKOS, 2002, p. 71).

 

REVISÃO DA LITERATURA COMO FAZER

  1. Procure explorar diferentes artigos sobre seu tema. Para isso utilize:

https://scholar.google.com.br/

http://www.scielo.org

http://www.periodicos.capes.gov.br/

  1. Construa uma base sólida com suas informações, a partir da construção de fichamentos. Para saber como fazer um fichamento, clique aqui.
  2. Organize os conceitos que quer discutir, referenciando e citando corretamente os autores, de acordo com as normas de citações diretas, citações indiretas e citações de citações. Para saber como fazer citações, clique aqui.
  3. Organize de maneira lógica seu texto. Organize os capítulos e mãos à obra. Para saber como escrever corretamente a fundamentação teórica, clique aqui e também observe os exemplos abaixo.

MODELO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Abaixo você poderá conferir diferentes trabalhos envolvendo a revisão da literatura como pressuposto teórico para a pesquisa. Clique no título para ser redirecionado.

 

REFERÊNCIAS

 

ESPIRITO SANTO, A. Delineamentos da pesquisa científica. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002.

 

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *