PROJETO DE PESQUISA: A ESCOLHA DO TEMA E DO PROBLEMA



PROJETO DE PESQUISA: A ESCOLHA DO TEMA E DO PROBLEMA

 

O tema e o problema do seu projeto de pesquisa

O tema e o problema do seu projeto de pesquisa

O problema da pesquisa e o tema são os assuntos tratados nesta postagem. Aqui pretendo discutir melhor esses dois assuntos e apresentar algumas outras dicas para ajudar na escolha do seu tema e na delimitação do seu problema para seu projeto.

Essa postagem é uma complementação da primeira intitulada COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO. Diante de algumas dúvidas e sugestões resolvi construir mais três aulas (abaixo) explicando melhor como escolher o TEMA, como delimitar o tema e o problema e como elaborar um PROBLEMA para o projeto de pesquisa.

Projeto de pesquisa

 

O projeto de pesquisa está bem descrito (clique aqui) com todos os tópicos explicados e seguido de um exemplo. O projeto de pesquisa deve servir para nortear as ações do pesquisador e oferecer uma estrutura lógica para que não se perca no decorrer do caminho. Diga-se de passagem, essa postagem no meu site e o vídeo no meu canal já somam mais de 150 mil visualizações (muito obrigado).

Ainda que eu tenha tentando explicar ao máximo cada um dos tópicos, sempre surgiram algumas dúvidas. São em cima dessas dúvidas que resolvi apresentar os complementos abaixo. Portanto, suas dúvidas, críticas e sugestões são sempre muito bem vindas!

 

Como escolher o TEMA da sua pesquisa

 

Para início de conversa, um bom tema é aquele tema que lhe traz prazer. Ou seja, o tema que você gosta de pesquisar. Pense que você vai se debruçar por um, dois ou até mais de dez anos sobre este tema. Se você não gostar do tema, troque! Lembre-se que gostar é um juízo de valor que agregamos a algo. Portanto, gosto é gosto!

O tema escolhido vai te motivar nas suas pesquisas. Mas, só motivação não basta. É preciso se aprofundar sobre o tema. Para isso, como eu discuto de forma mais aprofundada no vídeo, você precisa seguir alguns passos:

 

  1. Escolha o grande tema que lhe agrada (Avaliação escolar; Direito Civil; Geologia de Engenharia; Biologia Celular, etc.).
  2. Pesquisar sobre o seu tema – pesquise livros, vídeos, artigos, teses ou outros TCCs que tratam do seu tema – sugiro o site scholar.google.com.br para lhe direcionar para boas pesquisas. Leia, faça anotações, faça fichamentos, resumos ou resenhas que lhe façam refletir e criar familiaridade com este tema.
  3. Após as etapas acima, comece a delimitar o tema.
    1. É preciso, aqui, deixar bem claro sobre o que você vai pesquisar dentro deste grande tema selecionado (reforço a importância de ler outros trabalhos sobre seu grande tema para ajudar na delimitação).
  4. Para ajudar a delimitar o tema você vai precisar de um problema

 

Como elaborar um problema de pesquisa

 

Um problema, antes de qualquer coisa, deve ser algo que te incomoda. Deve ser algo que você veja, perceba, vivencie, que lhe chame a atenção e que te traga diversas indagações sobre este problema.

A partir do problema identificado, o pesquisador vai escolher COMO pretende pesquisar sobre este problema e QUAIS ferramentas vai escolher para ajudar a propor alguma solução para este problema. Acompanhe no vídeo COMO DELIMITAR O TEMA E O PROBLEMA DO TCC, logo abaixo, sobre como delimitar o tema e o problema.

Lembre-se que uma das principais habilidades do pesquisador é saber fazer perguntas. Faça várias perguntas sobre o seu problema e crie uma lista de problemas e perguntas. Perguntas que contradiz. Perguntas que lhe traga reflexões e que delimite as variáveis que envolvem a sua pesquisa.

Dicas para delimitação do problema:

Para escolher um bom problema Trelease apud Espirito Santo (1992, p. 41) aponta as seguintes sugestões. O problema:

  • deve tratar, comumente de forma quantitativa, das relações entre fenômenos naturais, ou mais especificamente, das condições que controlam os fatos observáveis e eventos. Seus resultados devem servir de base para predição e controle dos fenômenos investigados.
  • deve ser circunscrito, definido, e específico, mas deve estar significante conectado com uma área maior e geral.
  • deve ser formulado em hipóteses alternativas, cada uma das quais deve ser testada em ordem de importância.
  • deve ser adequado ao tratamento experimental e conforme o conhecimento e materiais disponíveis, além de prometer resultados definidos e confiáveis dentro do tempo designado.
  • deve despertar a curiosidade e interesse do pesquisador, prometer gerar novos e interessantes problemas, e preparar o pesquisador para trabalhar com eles.
  • deve em geral testar alguma proposição significante sobre a qual haja diferença de opinião, ou que tenha sido aceito em condições lógicas insuficientes. Pode testar os méritos relativos de duas ou mais hipóteses, verificando as condições quantitativas baseadas nelas.
  • pode tratar de características salientes de um relacionamento novo ou pouco conhecido, em vez de pormenores de um assunto já bem analisado e bastante conhecido. Entretanto, o uso de novos instrumentos leva a boa pesquisa a tópicos relativamente antigos. Isto geralmente acontece quando novas técnicas permitem um exame mais profundo de relacionamentos aceitos, sem o necessário exame crítico.
  • deve referir-se a uma questão mais ou menos negligenciada.
  • tem de envolver materiais que pareçam mais adaptados ao experimento proposto. Entre os materiais igualmente adequados, devemos dar preferencia aos mais conhecidos e mais econômicos.
Por fim…

É importante lembra que, na obra consultada, o autor deixa claro que as indicações acima se enquadram muito mais para os experimentos laboratoriais e estão mais dirigidos para pesquisa experimental. De qualquer forma, vale reler com atenção as indicações acima, pensando em como articular esses itens, com a sua área de estudo.

 

REFERÊNCIA:

ESPÍRITO SANTO, A. Delineamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

Lembrete: Este aqui é o segundo vídeo. Se você não viu o primeiro, clique aqui.

Vídeo 2: A ESCOLHA DO TEMA

VÍDEO 3: COMO DELIMITAR O TEMA E O PROBLEMA DO TCC

VÍDEO 4: COMO ELABORAR O PROBLEMA PARA O SEU PROJETO DE PESQUISA

 

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. Olá, professor Ivan!

    Os vídeos têm me ajudado a pensar no projeto de tese de Doutorado. Estou com muita dificuldade de me inserir em um programa, ainda não sei o que há de errado com o meu projeto, pois os programas não dão um retorno dos equívocos cometidos por mim. A minha maior dificuldade é no problema da pesquisa.
    Abraços,
    Nelma

    1. Olá, que bom que os materiais do site estão ajudando.
      Porém, não domino sua área de estudos. Neste caso, o melhor é ver junto a faculdade em que está cursando.
      Desejo um ótimo trabalho
      Ivan

  2. Bom dia ou boa noite confirme a hora, gostei das suas abordagens, irão me ajudar muito nos meus trabalhos de curso de direito, ainda estou no segundo ano mas, dicas como estas que nos ajudam a engradecer os nossos conhecimentos. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *