PESQUISA-AÇÃO TEORIA E PRÁTICA

Compartilhe com seus amigos

PESQUISA-AÇÃO TEORIA MÉTODO E PRÁTICA

Pesquisa-ação como fazer tcc

Pesquisa-ação como fazer tcc

A pesquisa-ação é uma forma de trabalho em que permite ao pesquisador intervir diante de um problema. A pesquisa-ação exige a participação ativa do pesquisador e resulta na resolução de um problema efetivo identificado, através da ação.

Ação esta que resolve o problema (daí o nome “pesquisa-ação”). Outro ponto importante, a princípio, é que esta modalidade de pesquisa representa uma “pesquisa viva”. Ou seja, pesquisador e pesquisados trocam constantes informações. De fato, este método de pesquisa só acontece com essa interação.

O planejamento de uma pesquisa-ação não é tão simples. Isso porque, às vezes, quando estamos planejando as ações para construir nosso projeto, procuramos eliminar as variáveis e centrar o foco naquilo que será pesquisado.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que toda pesquisa apresenta imprevistos.

Porém, como se trata de um caso específico em que você deverá aplicar uma ação para depois estuda-lo novamente e verificar se a sua ação deu certo, certamente, as variáveis aparecerão. Ou seja, atente-se às variáveis.

Por isso, quando você estiver escrevendo seu projeto, aponte as ações que você fará e, ao identificar as variáveis, revise-o.

Veja aqui a série completa de metodologia da pesquisa.

No vídeo a seguir, é possível acompanhar as principais orientações para a realização de uma pesquisa ação. Ainda assim, além do vídeo, busque outras referências literárias.

O Prof. Antonio Carlos Gil, no livro COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA, chama a atenção para este problema, de qualquer forma, o professor apresenta as seguintes etapas, preste muita atenção:

Etapas para construção do projeto de pesquisa com o método da pesquisa-ação

  1. Fase exploratória;
  2. Formulação do problema;
  3. Construção de hipóteses;
  4. Realização do seminário;
  5. Seleção da amostra;
  6. Coleta de dados;
  7. Análise e interpretação dos dados;
  8. Elaboração do plano de ação;
  9. Divulgação dos resultados.

Cada um dos itens acima precisam ser tratados com muita atenção. Portanto, lembre-se, um projeto bem definido tem uma grande possibilidade de render uma ótima pesquisa.

Para que você possa se aprofundar um pouco mais nos seus estudos, veja abaixo alguns exemplos de aplicações. Ainda assim, se persistir dúvidas, escreva.

Não confunda a pesquisa-ação com a pesquisa participante. Clique aqui para saber mais.

Pesquisa-ação: uma introdução metodológica

Tendo em vista a confusão que daí advém freqüentemente, o principal objetivo deste autor é esclarecer o termo. Após breve história do método, ele defende que se encare a pesquisa-ação como uma das muitas diferentes formas de investigação-ação, a qual é por ele sucintamente definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática. A seguir, discute o papel da teoria na pesquisa antes de descrever o que considera características distintivas do processo. Segue-se um exame mais detalhado do ciclo da pesquisa-ação precedido por um relato do modo pelo qual esse tipo de pesquisa se situa entre a prática rotineira e a pesquisa acadêmica. O autor passa então a discutir algumas questões comuns relativas ao método, tais como a participação, o papel da reflexão, a necessidade de administração do conhecimento e a ética do processo.  Clique aqui para baixar o artigo completo.

PESQUISA-AÇÃO: UMA METODOLOGIA DO “CONHECER” E DO “AGIR” COLETIVO

Surge como nova proposta metodológica, dentro de um contexto caracterizado por várias preocupações teóricas e práticas que incidem na busca de novas formas de intervenção e investigação, na década de 1960, privilegiando a participação em vista da transformação da realidade. Clique aqui para baixar o artigo completo.

Pedagogia da Pesquisa-Ação

O presente trabalho aprofunda reflexões sobre a pertinência e as possibilidades da pesquisa-ação como instrumento pedagógico e científico, buscando indicativos de respostas às questões: a pesquisa-ação deve ser essencialmente uma pesquisa intencionada à transformação participativa, em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos? Deve assumir o caráter formativo-emancipatório? Mediando pesquisas e estudos já realizados, buscou-se estruturar um processo pedagógico para a pesquisa-ação, que organize a questão da coerência entre a ontologia e a epistemologia pretendida na pesquisa. Para tanto, foi necessário estabelecer referências às questões: de que pesquisa falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? Ou mesmo, de que ação falamos quando nos referimos à pesquisa-ação? E ainda, como pesquisa e ação se integram na prática pedagógica da pesquisa-ação? Por fim, o trabalho realça que a pesquisa-ação, estruturada dentro de seus princípios geradores, é uma pesquisa eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado como uma ação que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática. Clique aqui para acessar o artigo completo.

Pesquisa-ação na engenharia de produção:proposta de estruturação para sua condução

É um método de pesquisa qualitativa que se destaca como estratégia de pesquisa adotada em engenharia de produção. Contudo, esse método sofre com preconceitos a respeito do seu mérito científico, bem como com uma indefinição de como sua condução pode ser validada. Visando minimizar essas lacunas da literatura, a partir de uma pesquisa de cunho conceitual-teórico, o presente trabalho visa propor um processo para o planejamento e condução de pesquisas na engenharia da produção por meio da pesquisa-ação. Consideram-se como contribuições científicas do presente trabalho a discussão acerca das formas de iniciação e das etapas de validação das pesquisas que empregam o método da pesquisa-ação. Conclui-se que, dentro do paradigma científico do realismo, os critérios mais adequados para a validação da pesquisa-ação são a adequação ontológica, a validade contingente, a percepção múltipla dos participantes, a fidedignidade metodológica, a generalização analítica e a validade do construto.

Se você tem outros exemplos que utilize principalmente este método, poste aqui nos comentários e contribua com os nossos estudos. Se mesmo assim ficou com dúvidas, escreva.

Aliás, não esqueça de compartilhar!

Por fim, diga se esta postagem foi útil para seus estudos.

Um forte abraço,

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia no Ensino Superior Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

    1. Olá. Após você apresentar os resultados obtidos, você discute os resultados. Para discutir os resultados, você vai relacionar aquilo que você viu em campo com a teoria estudada.
      Desejo um ótimo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.