MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO



MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO

Quais as características do método científico indutivo?

 

Método científico indutivo

Método científico indutivo

Método científico indutivo é aquele que resulta de observações e experiências. Este método científico desenvolvido por John Locke está baseado na premissa em que primeiro parte-se do estudo particular para, depois, generalizar. Assim nessa vídeo-aula, vamos abordar um pouco sobre este assunto e recomendar algumas bibliografias que poderão ajudar no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Um pouco sobre Métodos científicos.

O conhecimento científico é aquele que é elaborado a partir de métodos e técnicas específicas de análise. A ciência tem como premissa chegar à veracidade dos fatos. É preciso dizer que existem várias formas (ou tipos) de conhecimento, sobre isso sugerimos que você consulte este artigo e veja o vídeo que aborda sobre conhecimento científico.

Para que um conhecimento possa ser científico, é necessário determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento. Outra grande característica do conhecimento científico é que ele não é uma verdade absoluta, ou seja, ele pode (e deve) ser sempre verificável e é refutável.

Dentro do conhecimento científico trabalhamos com diferentes métodos, tais como: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Nessa postagem especificamente vai tratar do método científico indutivo.

 



Quais as características do método científico indutivo?

O método científico indutivo foi baseado nos estudos de John Locke (1632-1704). De acordo com o raciocínio indutivo, a generalização não deve ser buscada logo na sua primeira fase. Para que ocorra a generalização dos fatos ou fenômenos devem-se obter dados suficientes confirmadores dessa realidade.

Basicamente este método foi proposto pelos empiristas (Bacon, Hobber, Locke, Hume) que entendiam que o conhecimento era fundamentado exclusivamente na experiência, sem levar em consideração princípios estabelecidos.

Assim, o método científico indutivo, parte dos seguintes passos:

 

  1. A observação de fatos ou fenômenos cujas causas se desejam conhecer.
  2. Comparação, com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles.
  3. Generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos.

 

Sendo assim, as conclusões obtidas por meio da indução correspondem a uma verdade não contida nas premissas consideradas, diferentemente do que ocorre com a dedução.

Conheça a lista completa dos materiais disponíveis para suas pesquisas.

Exemplo de método indutivo

 

Lista de diferentes trabalhos acadêmicos que utilizaram o método científico indutivo (clique para ser redirecionado).

  1. Acerca da utilização do método científico nas pesquisas de enfermagem (clique aqui).
  2. O perfil do aluno de educação a distância no ambiente TELEDUC (clique aqui).
  3. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem (clique aqui).
  4. Educação (física) infantil: se-movimentar e significação (clique aqui).

 

Saiba mais sobre o método científico indutivo.

Se você quer saber mais sobre o método científico indutivo, clique aqui para ser redirecionado a outro site que possui ótimas informações.

Acompanhe o vídeo e no final do vídeo veja outras indicações.

Um forte abraço,

Ivan.

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *