Indisciplina do aluno na escola do Ensino Fundamental I



Indisciplina do aluno na escola do

Ensino Fundamental I

Andreia Aparecida Paim

 Ivan Claudio Guedes

 
RESUMO
Indisciplina do aluno na escola do ensino fundamental IEste trabalho tem como objetivo apresentar a discussão sobre a indisciplina escolar no ensino fundamental I, trazendo uma visão de disciplina em diferentes contextos históricos, dos pontos de vista filosófico, sociológico e psicológico cotejando com as concepções atuais. Trata, também, de como são vistos os alunos tidos como indisciplinados, o aspecto de pais e escola onde cada qual julga seus culpados. Apresenta-se a opinião de autores, pensadores e estudiosos de diferentes contextos sobre o conceito de indisciplina e as concepções de que estes alunos ainda em formação de caráter, personalidade e moral possam ser conjecturados como indisciplinados, bem como a discussão de que se realmente há indisciplina nesta idade ou se a criança está se formando como individuo. O trabalho é seguido de pesquisa de campo realizada com professores através de entrevista apresentando a visão dos professores atuantes no ensino fundamental I sobre este tema. A indisciplina é vista na escola como um problema em que a culpabilidade principal é da formação do indivíduo, sendo o maior responsável a família, que muitas vezes não compartilham com a instituição a educação escolar do aluno e discute-se a cumplicidade entre ambos para que se possa ter uma solução viável para este percalço. A pesquisa de campo traz a opinião de educadores, que é composto por questionário com perguntas abertas e fechadas. Cada professor deu seu ponto de vista sobre a indisciplina e as comparações com o pesquisado por meio bibliográfico. Espera-se que este trabalho tenha contribuído com a discussão sobre a indisciplina e que possa servir de referencial teórico para aprofundar o entendimento sobre este problema, que não é novo.

Palavras-chaves: Disciplina. Escola. Comportamento.

Revista Método do Saber, Ano 6, número 7 – 2014.

Artigo completo: http://famesp.com.br/novosite/wp-content/uploads/revista/revista_famesp/7_edition/
Página 37

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *