A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE



A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE:

Uma reflexão sobre a inclusão da educação ambiental nos cursos de graduação em Pedagogia.

 

Cecília Silva Coelho

Ivan Claudio Guedes

A formação do Pedagogo e o meio ambiente uma reflexão sobre a inclusão da educação ambiental nos cursos de graduação em pedagogia Revista Brasileira de Educação AmbientalEste artigo traz a discussão sobre o ensino de disciplinas voltadas à Educação Ambiental em cursos de formação de professores em diferentes regiões do estado de São Paulo. Apesar de existirem em diversas orientações oficiais que exigem a abordagem de temas ambientais em todos os níveis de ensino, pode-se observar que uma pequena parcela das instituições de ensino superior oferta em sua grade curricular disciplinas relacionadas ao tema. Assim, é possível questionar as reais possibilidades de se preparar profissionais para abordar as questões ambientais em sua prática, enquanto docentes das séries inicias do ensino fundamental. Não é objeto desse trabalho discutir a qualidade dos cursos oferecidos, mas apenas a necessidade de se discutir a formação do profissional pedagogo para lidar com a temática ambiental com seus alunos, propondo o levantamento de reflexões sobre como formar cidadãos mais aptos a atuar na preservação do meio ambiente e na
mitigação de impactos ambientais gerados ao longo dos tempos.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino Superior; Meio Ambiente.

Link para baixar o artigo: http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/4721/3141

Notas:

Este artigo que trata da Educação Ambiental na formação do Pedagogo foi realizado com base nas pesquisas empreendidas pela Cecília Coelho da Silva, enquanto aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Método e orientada pelo Prof. Ivan Claudio Guedes.

A pesquisa foi elaborada e apresentada em 2012. Portanto, a base de análise para a formação do pedagogo foi a Resolução do Conselho Nacional de Educação 01 de 2006, que foi substituída pela Resolução CNE 02/2015. Portanto, cabe uma nova pesquisa, a partir de 2017, procurando atualizar os dados.

De qualquer forma, esperamos que essa pesquisa possa contribuir com outros trabalhos que tratam sobre a Educação Ambiental, bem como que contribua com a construção das novas grades curriculares dos cursos de Pedagogia para formação desses profissionais.

Para acompanhar outros artigos acadêmicos com a minha autoria (ou minha participação), clique aqui.

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *