COMO FAZER FICHAMENTO DE TEXTOS E ARTIGOS



Compartilhe com seus amigos
Como fazer fichamento

Como fazer fichamento

O Fichamento de textos ou livros é uma técnica de estudos pessoal que pode contribuir muito para a aquisição de novos conhecimentos e para organizar diferentes conhecimentos que você possua sobre qualquer área de estudos.

Para compreender a função de um fichamento, o vídeo abaixo está dividido em três partes: 1. Para que serve um fichamento; 2. O que é um fichamento? E; 3. Como fazer um fichamento.

Aquele que se dispõe aos estudos deve ter claro que sua aprendizagem é uma tarefa estritamente pessoal, ou seja, você é o grande responsável pelos seus estudos. A escola, diante dessa concepção, não é um ponto de chegada, mas sim de partida, em que você será o condutor da evolução do seu conhecimento. Portanto, não espere que seu professor solicite um fichamento de um texto ou de um livro.

Ora, entendo que se você está estudando, está estudando porque quer, certo? E se quer, é porque quer aprender. Portanto, qual é a lógica de esperar um professor solicitar um fichamento para contribuir com seus estudos? Ganhar nota? O que você realmente deseja? Estudar e desenvolver seus conhecimentos ou ganhar nota?

Por isso, aqui você vai reconhecer a técnica do fichamento de texto ou de livro como uma prática de estudos individual, e não apenas como mais uma tarefa para ganhar nota.

Sobre os critérios técnicos, necessariamente não há uma normatização específica para eles. Lembrem-se que a escrita dessas fichas se dava à mão. Hoje, como utilizamos os computadores para organizar nossos arquivos, fazemos livremente no word. De qualquer forma, para a produção de trabalhos acadêmicos (caso seu professor esteja solicitando este trabalho), utilize a formatação padrão da ABNT. Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e margens superior e esquerda com 3 cm e margens inferior e direita com 2 cm.

Não fique preso aos padrões para construir seus arquivos, de qualquer forma, uma rápida busca no google vai lhe apresentar infinitos modelos para você seguir. Particularmente eu faço os meus apenas com a formatação indicada acima.

Claro que, como esses documentos eram produzidos à mão, a criação das fichas trouxe algumas considerações como:

  • No alto, à esquerda, a citação bibliográfica completa do texto utilizado.
  • No alto, à direita, os títulos e os eventuais subtítulos.
  • No centro, as informações coletadas.
  • Abaixo, à esquerda, a localização do texto, livro ou artigo.

O fichamento é uma ferramenta de excelência para escrever seu TCC

 

Ao construir seu TCC, você deve organizar diferentes conhecimentos, diferentes ideias e diferentes análises sobre um determinado assunto. Pense que a organização dessas ideias em um texto único não é fácil. Para isso você deve fazer uso das citações diretas e indiretas. Para auxiliar no processo de organização desses conhecimentos, construa suas fichas de anotações. Se tiver dificuldades para construir uma citação, clique aqui para ser redirecionado ao vídeo em que explico como fazer. Esta etapa é muito importante para aprender como fazer um tcc rápido.

Modelo de fichamento

Modelo de fichamento

Se você estiver com dificuldades para construir seu Projeto de Pesquisa, clique aqui e assista minha vídeo-aula.

Para que serve um fichamento?

Basicamente, como já afirmei acima, ele serve para você organizar seus estudos. Ele tem funções múltiplas, como as que seguem:

  • Identificar diferentes obras.
  • Conhecer seu conteúdo.
  • Fazer citações
  • Analisar o material.
  • Elaborar uma crítica.
  • Auxiliar e embasar a produção de textos.

O que é um fichamento?

O fichamento é a prática da documentação, ou seja, da organização dos seus estudos, a partir de diferentes levantamentos em fichas (hoje sendo utilizado os arquivos do word). No vídeo este assunto é mais bem abordado. Dos diferentes tipos de fichamento tratados no vídeo abaixo, nós discutimos sobre os fichamentos:

  • Bibliográfico
  • Conteúdo ou temático
  • Citações
  • Opinião.
  • Comentários ou analítico.

 

Como fazer um fichamento?

 

Por ser uma técnica de estudos individual, cada um deve desenvolver as suas estratégias de estudos, porém, no vídeo abaixo eu sugiro alguns passos fundamentais para construir seu fichamento.

Com esses três itens acima, o vídeo com duração aproximada de 14 minutos vai lhe trazer passo a passo como fazer um fichamento e construir esse método de estudos.

Para assistir o vídeo você pode clicar aqui, para ser redirecionado do Youtube ou pode acompanhar logo abaixo.

Bons estudos,

Ivan Claudio Guedes.

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. Estou no 1 semestre de Geografia-licenciatura a professora me pediu um fichamento do conteúdo da disciplina para eu poder desenvolver uma atividade estruturada. Com suas dicas espero chegar nesse objetivo, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *