COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?



COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?

 

Como organizar um debate na escola

Como organizar um debate na escola

A prática do debate em sala de aula sem dúvida é um recurso fantástico. As possibilidades de aprendizagem durante todo o processo da construção do debate só tem a acrescentar aos nossos alunos e para nós professores.

O debate basicamente é o momento em que os alunos vão expor seus pontos de vista sobre um assunto eleito. Durante esta prática, os alunos vão aprender a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos. Sobre essa prática, podemos destacar o seguinte:

 

A prática do debate desenvolve:

  • Habilidade de argumentação;
  • Oralidade;
  • Aprender a escutar com um propósito;
  • Respeitar a opinião diferente da sua.

 

Ainda sobre os ganhos pedagógicos com o debate, é preciso destacar os procedimentos de pesquisa, leitura de materiais diversos, comparação de informações, seleção das informações que serão apresentadas, síntese sobre as informações e a apresentação e defesa em si. Ou seja, se analisarmos todo o processo, vamos ver que esta prática articula e potencializa a apreensão e o desenvolvimento de diferentes conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Caso você não domine plenamente esses tipos de conteúdos conforme as orientações de Zabala, clique aqui para ser redirecionado a um rápido vídeo.

Durante o procedimento do debate, o professor deve ficar atento às fundamentações sobre os argumentos (e não propriamente sobre a opinião). Também deve apontar e se atentar para a colocação das palavras e a ênfase no que está sendo dito. Enquanto mediador do debate é importante o professor regrar o tempo e deixar com que todos os debatedores se exponham.

Cabe destacar que a prática do debate resulta na necessidade de o aluno desenvolver a tolerância pelas diferentes argumentações, coisa que (infelizmente) não vemos com muita frequência. Muitas vezes observamos as colocações que são postadas nas redes sociais (não só nelas) e fica cada vez mais evidente que as palavras “respeito”, “tolerância”, “diálogo”, “pluralidade de ideias e concepções” e “argumentação” estão ficando escassas. Caso queira ler um pouco sobre este assunto, recomendo dois textos: Para onde caminha a humanidade e Para onde caminha a humanidade parte II.

É óbvio que em tão poucas linhas e com um vídeo de 11 minutos é impossível requer trazer alguma reflexão aprofundada, de qualquer forma, segue minha breve contribuição a partir da solicitação de um dos nossos leitores.

Durante a exibição do vídeo, tratamos dos seguintes pontos:

  • Ganhos pedagógicos;
  • Organização;
  • Comportamento durante a ação;
  • Tratamento de diferentes opiniões;
  • Como fazer perguntas;
  • Dicas e macetes.

No vídeo abaixo apresentamos uma rápida exploração sobre o procedimento do debate, seja na educação básica ou no ensino superior.

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *