COMO FAZER A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS COLETADOS PARA O TCC

Compartilhe com seus amigos

COMO FAZER A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS COLETADOS PARA O TCC

COMO FAZER A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS COLETADOS PARA O TCC
COMO FAZER A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS COLETADOS PARA O TCC

A análise sobre os resultados será o tema desta que acompanha o vídeo logo abaixo. Aqui será demonstrado como fazer análise sobre os resultados e a interpretação dos dados coletados para a sua pesquisa. Essa técnica de redação apresentada serve tanto para TCC, Dissertações, Teses ou artigos. O importante é que você sempre apresente e discuta seus resultados com clareza e objetividade.

 
 
Via de regra, os trabalhos acadêmicos tendem a ser separados em:
  • de uma parte teórica, que é aonde você demonstra o conhecimento literário sobre o assunto, que você pode conferir nesta postagem
  • do capítulo sobre a metodologia da pesquisa, aonde você apresenta como seu trabalho de pesquisa foi construído – que se encontra clicando aqui
  • da análise sobre os resultados, que é o que se trata aqui, e
  • a conclusão – que é explicado clicando aqui.

Algumas faculdades ou alguns modelos de relatórios de pesquisa exigem que se separe a apresentação dos resultados e a discussão em dois capítulos ou em duas seções. Isso vai depender da sua instituição e da conversa com o seu orientador, se se tratar de um TCC. As vezes, dependendo do tipo de resultado apresentado, eles também podem vir nos apêndices. No vídeo abaixo eu apresento a estrutura da minha tese de doutorado. Caso queira baixar para ver a estrutura, clique aqui: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/123387


Veja o vídeo: Como ficar atualizado com as referências na sua área de pesquisa 

O CAPÍTULO SOBRE A ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DO TCC

O capítulo sobre a análise dos resultados deve conversar muito bem com a teoria levantada e com a metodologia demonstrada. Este capítulo deve apresentar de forma muito bem organizada os dados que foram coletados na sua pesquisa. Claro que, para cada metodologia empregada, você terá um tipo de análise, por exemplo:

  • Se você fez uso da entrevista na sua pesquisa, é aqui que você vai apresentar e discutir os resultados da sua pesquisa.
  • Se você fez uma revisão da literatura, é aqui que você vai discutir aquela literatura pesquisada.
  • Se você fez um estudo de caso, é aqui que você vai apresentar e discutir suas análises, suas impressões e suas críticas.
Resultados:

Em uma pesquisa quantitativa, os resultados geralmente incluem:

  • apresentação dos resultados de estatística descritivade suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos);
  • apresentação dos resultados de estatística inferencialde suas análises (podem-se usar números, tabelas e/ou gráficos)*;
  • explicação sobre os seus resultados, indicando (sem números) como eles podem ser interpretadoscom relação às perguntas de pesquisa e/ou hipóteses.

Em uma pesquisa qualitativa, os resultados geralmente incluem:

  • temas ou tópicos recorrentes encontrados na análise dos dados;
  • números e/ou porcentagens identificando o quão representativos são esses temas ou tópicos (exemplo: quantos participantes falaram sobre determinado assunto);
  • exemplos ilustrando cada um dos temas (exemplo: incluir uma citação direta de algum participante sobre determinado tema encontrado);
  • representações gráficas dos resultados (exemplos: tabelas, mapas conceituais, etc.), em alguns casos;
  • indicações sobre como os dados podem ser interpretados.

Este capítulo tende a ser um capítulo mais prático da apresentação da sua pesquisa. É aqui que você vai descrever e interpretar tudo aquilo que você fez durante o tempo em que você leu, pesquisou, entrevistou, fez trabalho de campo, analisou documentos,… enfim… tudo aquilo que você já escreveu na metodologia da pesquisa. É aqui, também, que você deve apresentar seus resultados, tais como gráficos, mapas, tabelas, fotos, ou seja, tudo aquilo que você produziu no decorrer da sua pesquisa. Aqui, você vai discutindo e apresentando seus gráficos. Acompanhe o exemplo demonstrado no vídeo abaixo.

Uma dica fundamental para a escrita deste capítulo, está na retomada do seu objetivo geral e dos objetivos específicos. São eles que vão nortear a escrita, de forma com que fique claro ao leitor se a coleta dos resultados e a análise apresentada contempla o que foi planejado nos objetivos.

ATENÇÃO:

Em uma pesquisa quantitativa, você deve apresentar os resultados quantitativos – seja em forma de números, gráficos, tabelas ou quadros e, a seguir, a sua devida explicação e interpretação.

Numa pesquisa qualitativa, você apresenta os resultados em forma de discussão, discutindo o tema pesquisado e confrontando os autores, ou melhor… como a gente diz, “colocando os autores para conversar”. Aqui você apresenta suas comparações, análises e críticas ao que foi pesquisado.

Saiba mais: Como encontrar boas referências bibliográficas

Na discussão você deve procurar explicar o que o levou a chegar aos resultados obtidos e quais são suas implicações para a sua pesquisa.

Caso a sua instituição defina que você deve apresentar separadamente os dados primeiro, para depois interpretar, procure fazer da seguinte forma:

Apresente os dados com uma redação muito objetiva. Se a instituição indica a necessidade de um capítulo ou uma seção só para apresentação dos resultados, significa que, em hipótese alguma, você deve interpretar os dados. Ou seja, aqui você só vai apresenta-los. Sendo assim, apresente-os de uma maneira clara e objetiva. Estabeleça uma ordem lógica evidenciando aquilo é que necessário para atingir os objetivos propostos no seu trabalho. Ai sim, após apresentar os dados, apresente sua discussão.

Exemplos de trabalhos com análise e interpretação sobre os resultados coletados

Caso você tenha outros bons exemplos de trabalhos com a análise sobre os resultados, deixe o link nos comentários.

Um forte abraço.

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia no Ensino Superior Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. A sua explicação é bem norteadora. Te agradeço muito.
    Vi, que talvez a discussão dos dados não seja tão difícil assim.
    Mas, para chegar neste ponto, preciso sair da triangulação de dados, análise textual discursiva e análise de conteúdo, autores – Trivinos, Bardin, Morais e Galiazzi.
    Estou travado nestes conteúdos de análises. Se for possível me orientar. Mas já estou muito grato pelo seu site. Muito obrigado mesmo.

    1. Olá, tudo bem? A partir da triangulação dos dados dos autores, destaque aquilo que mais é importante. Selecione essas discussões (entre os autores) e faça uma análise discursiva na análise dos resultados.
      Desejo um ótimo trabalho.
      Ivan

  2. Olá, boa tarde .
    Muito obrigada pela explicação.
    estou desenvolvendo o meu trabalho de conclusão de curso , e para metodologia utilizei pesquisa de campo e formulários. Estou com dificuldade em realizar a triangulação sobre os dados obtidos, poderia me dar alguma dica?
    Desde de já muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.