PLANEJAR É PRECISO, EXECUTAR TAMBÉM! O planejamento escolar é tido como uma tarefa burocrática e repetitiva, mas se levado a sério, pode realmente nortear o trabalho do professor. Omar de Camargo Ivan Claudio Guedes “O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em […]
Categoria: Escola Pública
Ellen de Lima Especial para o UOL Notícias Em São José do Rio Preto (SP) O primeiro dia de aula do garoto Marcelo Corrêa Carvalho, 8, no colégio Ponto Alfa, em São José do Rio Preto (438 km de São Paulo) foi também o último. Seus pais decidiram mudar o menino de escola depois de […]
Titulação docente no ensino superior: o debate continua Retirado do site do SIMPRO-SP 22/07/2011 14h07 Enquanto tramita no Senado o projeto de lei 220/2010 que permite a contratação de professores universitários sem titulação em pós-graduação, um outro projeto de lei, também do Senado, segue justamente no sentido oposto. O PLS 706/2007 altera o artigo 52 […]
A questão é muito mais complexa. Quando P. Freire implementou a P. Continuada ele não confundiu com aprovação automática. Uma é bem diferente da outra. Mas, para isso os professores precisam estudar e entender este processo. É preciso rever os conceitos de Wallon, Vygotsky e Freinet. Não é com uma lei que se cria algo […]
O texto abaixo foi escrito como um “direito de resposta” e encaminhado à FOLHA DE SÃO PAULO. Porém, sua publicação foi negada pelos editores que alegaram “falta de espaço”. Pois bem! Esta ai! Na condição de aprendiz da aprendizagem me senti infortunado com a discrepância no tocante ao entendimento das “soluções obvias” para a melhoria […]
A respeito das reportagens divulgadas abaixo sobre o “Toque de recolher” nas escolas de Fernandópolis-SP, entendo que tal medida seja, em última análise, desesperada. Como se pode constatar nos vídeos, são diversos os relatos de que a família não impõem limites aos seus filhos permitindo-lhes “matar aula” para ficar em lan house, ou sabe-se aonde. […]