CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM LUCKESI, HOFFMANN E OUTROS ESPECIALISTAS DISCUTEM SOBRE O TEMA As discussões que envolvem a avaliação da aprendizagem são polêmicas e muitas vezes geram uma certa contradição entre teoria e prática. Nessa curta postagem pretendo trazer algumas considerações e indicar alguns vídeos para melhorar a nossa concepção sobre o tema. […]
Categoria: ARTIGOS ACADÊMICOS
GERAÇÃO NEM NEM: Geração nem nem: Nem trabalha nem estuda, essa geração mostra o desinteresse pelo trabalho e pelo estudo Estamos vivendo uma época, no mínimo inusitada, pois a geração nem nem de jovens que aí está recusa-se a sair da casa dos pais para enfrentar a vida e seus desafios. Se voltarmos um pouco no […]
DILMA PROPÔS RETIRAR SOCIOLOGIA E FILOSOFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR? Presidente afirma em entrevista ao Bom Dia Brasil que há muitas disciplinas no Ensino Médio. A polêmica gerada em torno da declaração da Presidente Dilma sobre a exclusão do currículo escolar das disciplinas de Filosofia e de Sociologia só ajudam ilustrar o quanto capenga está a […]
SALÁRIO MÍNIMO Como ensinar seus alunos a valorizar o custo de vida? Público: Anos finais do ensino fundamental II e ensino médio.Tempo: Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos. Conteúdos factuais:O salário mínimo e o custo de vida do brasileiro. Conteúdos conceituais:Salário mínimo, custo de vida, constituição, lei, direito social. Conteúdos procedimentais:Ler e interpretar textos oficiais […]
Indisciplina do aluno na escola do Ensino Fundamental I Andreia Aparecida Paim Ivan Claudio Guedes RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a discussão sobre a indisciplina escolar no ensino fundamental I, trazendo uma visão de disciplina em diferentes contextos históricos, dos pontos de vista filosófico, sociológico e psicológico cotejando com as concepções atuais. Trata, também, de […]
ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAH Rosana Cintia de Moraes Guedes Antonio Manoel dos Santos Oliveira Ivan Claudio Guedes RESUMO: O método de educação ambiental denominado VERAH (V-Vegetação; E–Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) foi idealizado por pesquisador da Universidade Guarulhos – UnG e vem sendo aplicado desde 2004. Tal método busca empreender a educação […]