PAISAGENS NATURAIS DA ÁFRICA



PAISAGENS NATURAIS DA ÁFRICA

ASPECTOS NATURAIS E CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁFRICA

 

Geografia da Africa Paisagens naturais da áfrica

Geografia da Africa Paisagens naturais da áfrica

Estudar e conhecer as paisagens naturais da áfrica é mais do que simplesmente decorar ou memorizar as paisagens. É conhecer a história da formação do planeta. É compreender o valor da diversidade socioambiental do planeta. É valorizar a própria vida.

O continente africano é o terceiro maior continente do mundo. Suas terras se estendem do norte do trópico de câncer ao sul do trópico de capricórnio, com uma extensão com mais de 7,5 mil km. Totalizando mais de 30 milhões de km2.  Essa posição geográfica aliada a outros fatores faz com que o continente tenha climas predominantemente quentes.

 

IDENTIFICAÇÃO DAS REGIÕES A PARTIR DA DIVISÃO CLIMÁTICA DO CONTINENTE AFRICANO

 

Clima mediterrâneo nas paisagens naturais da África

 

Partindo do clima mediterrâneo, que se encontra no extremo norte, em Marrocos e na Argélia e no extremo sul do continente, mais precisamente na África do Sul. As paisagens são resultados de um verão quente e seco e inverno chuvoso. Acompanhe as imagens no vídeo abaixo.

Clima desértico nas paisagens naturais da África

 

Grande parte do continente é coberto pelos climas secos e quentes, como a região do domínio climático desértico. Elas ocorrem em uma grande faixa no norte onde fica o deserto do Saara e no sul, na Namíbia, onde está o deserto do Kalahari. O clima desértico é extremamente seco e nessas regiões apresentam grandes amplitudes térmicas. Durante o dia as temperaturas podem alcançar 50ºC e a noite despencar para algo em torno de 15ºC.

 

Nesses lugares a vegetação é escassa, apresentando uma paisagem típica formada por grandes lençóis de areias que são esculpidas pela ação dos ventos. Algumas exceções podem ser encontradas nos oásis, que são ilhas verdejantes que se formam nos lugares onde o lençol de água subterrânea aflora na superfície.

A região de Tin Akachaker apresenta uma das mais belas paisagens naturais da Argélia. Entre as areias do Saara, erguem-se esculturas de pedra moldadas pela erosão do vento durante milhares de anos. O conjunto de rochas faz parte do Hoggar, um maciço de rocha vulcânica do sudeste da Argélia que atravessa o deserto até chegar à fronteira com a Líbia.

Um rio no deserto africano

Na África está localizado um dos rios mais extensos do mundo: o Nilo. Com 6.670 quilômetros de comprimento apresenta 2 mil quilômetros que correm em pleno deserto. Corre pelo deserto, mas não é lá que ele nasce.

Esse rio, de grande importância histórica, nasce próximo ao Lago Vitória e segue rumo ao norte (com o nome de Nilo Branco) onde, na cidade de Cartum, capital do Sudão, une-se ao Nilo Azul, cujas nascentes situam-se no Planalto da Etiópia (ou Abissínia). Ao se juntarem, passam a formar um único curso de água, que atravessa o Deserto do Saara com o nome de Rio Nilo, indo desembocar no Mar Mediterrâneo.

A foz do Nilo é um imenso delta de grande proveito para a atividade agrícola, praticada na região há milhares de anos.

Não deixe de ver o vídeo abaixo recheado de imagens com diferentes paisagens naturais da África

Clima tropical nas paisagens naturais da África

Já nos domínios do clima tropical, encontramos a região do Sahel. De clima tropical semiárido, é coberto por uma vegetação de Estepe pouco espessa no norte e pela Saavana no sul. Uma região que vem sofrendo um processo de desertificação, por causa das constantes derrubadas de árvores para o desenvolvimento de atividades agropastoris e para o aproveitamento da madeira como fonte de energia.

Domínio climático tropical:

Ocupa cerca de metade do continente. O clima apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano. Apresenta duas estações bem distintas: chuvosa no verão e seca no inverno. É o domínio das Savanas africanas, área de transição entre a floresta úmida e as áreas áridas e semiáridas do norte e do sul do continente. Nesse domínio, a vegetação é formada por árvores e arbustos de portes variados, dispersos na paisagem, e plantas rasteiras (capins e gramíneas) que recobrem o solo (semelhante ao do Cerrado brasileiro).

O Niger é um dos rios mais importantes do Mali. Em alguns lugares ele forma uma extensa região pantanosa com pequenas ilhas. Servindo para muitas famílias pratiquem a agricultura. Inclusive este rio também passa por um grande problema com várias áreas contaminadas e poluídas. Haverá outro vídeo só sobre as questões hidrológicas do continente.

Formação florestal

A Floresta de acácias é predominante na África oriental. Entre as várias espécies, a mais comum é a Acacia tortilis, caracterizada pelo formato de guarda-sol, pelos espinhos e pelas flores bejes que nascem duas vezes por ano. Ela pode ser vista na reserva nacional de samburu, que também abriga animais como leopardos e crocodilos.

No parque nacional de Amboseli, no Quênia, além da fauna típica da região, é possível observar a montanha mais alta da Africa, o Kilimanjaro, localizado na Tanzânia em que o atinge quase 6 mil metros. O monte Kilimanjaro, inclusive é este que aparece no desenho O rei Leão, logo na abertura. Recomendo muito que você assista a este filme prestando atenção, não só na trama política, nas relações sociais, na forma de organização dos grupos, mas também nas paisagens apresentadas.

Com 2.660 quilômetros de extensão, o rio Zambeze passa por Angola e Moçambique e traça parte da fronteira entre a Namíbia e o Zimbábue. Mas é na Zâmbia que fica seu trecho mais conhecido: as cataratas Vitória. Na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, o rio Zambeze apresenta um grande desnível de 122 metros de altura, uma das mais altas e belas quedas d´água da Africa: as cataratas Vitória.

Cataratas vitoria Paisagens naturais da áfrica

Cataratas vitoria Paisagens naturais da áfrica

O Domínio climático equatorial nas paisagens naturais da África

Ocorre na porção central do continente, região de clima quente e chuvoso, com médias térmicas entre 25 °C e 30 °C e índices pluviométricos entre 2 mil e 3 mil mm. Nesse domínio, desenvolve-se a Floresta Equatorial do Congo, que abriga grande diversidade de espécies (vegetais e animais). Também apresenta características muito semelhantes às da Floresta Amazônica, na América do Sul. É neste tipo de floresta que se apresenta uma das mais belas histórias. A do Tarzan. Com uma paisagem coberta por florestas fechadas, grandes quedas d´água e uma grande biodiversidade, segue aqui outra indicação de filme.

O parque nacional dos vulcões, nos montes virunga, é o refúgio dos gorilas das montanhas, espécie ameaçada de extinção. Apesar de suas atrações naturais, Ruanda tem dificuldade em desenvolver o turismo, devido aos conflitos internos entre hutus e tutsis.

Por fim…

Por fim, temos diversas ilhas tanto no leste quanto no oeste do continente africano. Essas ilhas apresentam paisagens típicas de regiões tropicais. A mais famosa dela é Madagáscar.

Madagáscar é uma ilha que apresenta vegetações de Saavana e de florestas tropical e equatorial. Com 587.041km2 é a quarta maior ilha do mundo.

Madagascar é um hotspot de biodiversidade que forma um dos principais conjuntos de paisagens naturais da áfrica. Mais de 90 por cento de sua vida selvagem não é encontrada em nenhum outro lugar na Terra.  Madagascar e as ilhas Comores são os únicos pontos da Terra onde há sobrevivência de lêmures, pequenos e belos animais que pertencem à ordem dos primatas. E que foram muito bem retratados no desenho. Ainda são existentes em Madagascar mais de quarenta espécies de primatas. É aqui também que temos o Baobá. Um gênero de árvore com oito espécies, sendo que seis são nativas da Madagáscar. Essa árvore foi retratada no livro do Pequeno Príncipe e também está bem presente no desenho Madagáscar.

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *