ESCOLA SEM PARTIDO E A FALTA DE ENTENDIMENTO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS O Movimento Escola Sem Partido ingressou na justiça contra o INEP (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alegando que o próprio órgão desrespeita os Direitos Humanos. O Escola Sem Partido afirma que a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é […]
Categoria: Política
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA MELHORAR O IDEB Talvez o sonho moderno de todo gestor público e de muitos diretores de escola seja o de bater os índices do IDEB. Vivemos uma guerra recente centrada na efervescência de elevar os indicadores de qualidade do país e presenciamos uma grande mobilização em torno da escola com o […]
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A FALTA DE DIÁLOGO Novamente pretendo discutir outro ponto sobre a reforma do Ensino Médio. Ao longo desses meses, aproveitei meu espaço na Gazeta Valeparaibana para discutir sobre a questão da falta de estrutura das escolas no Brasil e, mais recentemente, sobre a questão do notório saber. Agora, pretendo discutir […]
POR QUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS? O Brasil tem um dos (se não for o) maiores programas de distribuição de livros didáticos do mundo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos de […]
SALÁRIO MÍNIMO Como ensinar seus alunos a valorizar o custo de vida? Público: Anos finais do ensino fundamental II e ensino médio.Tempo: Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos. Conteúdos factuais:O salário mínimo e o custo de vida do brasileiro. Conteúdos conceituais:Salário mínimo, custo de vida, constituição, lei, direito social. Conteúdos procedimentais:Ler e interpretar textos oficiais […]
Eu não sei até que ponto devemos comemorar algo que não somos. Reza a lenda de que D. Pedro I proclamou a independência às margens do rio Ipiranga no dia 7 de Setembro de 1822. Lenda a parte, é preciso determinar qual é o tipo de independência de que estamos falando. Será que realmente somos […]