Categoria: Pedagogia

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

tendencias-pedagogicas

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Conheça as tendências pedagógicas e identifique a concepção pedagógica da escola   Conhecer com propriedade as tendências pedagógicas é fundamental para que  o professor identifique a concepção pedagógica da escola. A concepção pedagógica da escola evidencia a visão de mundo e, consequentemente, a visão de escola e o que se espera da educação. […]

PROFESSORES INDEPENDENTES?

PROFESSORES INDEPENDENTES? Já faz algum tempo que discutimos a falta de independência intelectual dos professores. Desde 2012 em que iniciamos o Programa E Agora José? já nos debruçamos algumas vezes sobre temas em que envolviam o assédio moral sobre professores. A falta de independência intelectual e como os professores são cerceados diante da sua prática docente. […]

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA SALA DE AULA

Inteligências Múltiplas na sala de aula

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA SALA DE AULA   Desde que a teoria das Inteligências Múltiplas foi lançada por Howard Gardner, temos nos debruçado sobre seus estudos tentando compreender as possibilidades de aprendizagem que esta teoria nos oferece. Gardner, propriamente, não é pedagogo. Muito menos é da área da educação. Seus estudos estão embasados na neurociência, mas […]

COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?

COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?   A prática do debate em sala de aula sem dúvida é um recurso fantástico. As possibilidades de aprendizagem durante todo o processo da construção do debate só tem a acrescentar aos nossos alunos e para nós professores. O debate basicamente é o momento em que os alunos vão […]

POR QUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS?

POR QUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS?   O Brasil tem um dos (se não for o) maiores programas de distribuição de livros didáticos do mundo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos de […]