Categoria: Filosofia da Educação

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

tendencias-pedagogicas

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Conheça as tendências pedagógicas e identifique a concepção pedagógica da escola   Conhecer com propriedade as tendências pedagógicas é fundamental para que  o professor identifique a concepção pedagógica da escola. A concepção pedagógica da escola evidencia a visão de mundo e, consequentemente, a visão de escola e o que se espera da educação. […]

PROFESSORES INDEPENDENTES?

PROFESSORES INDEPENDENTES? Já faz algum tempo que discutimos a falta de independência intelectual dos professores. Desde 2012 em que iniciamos o Programa E Agora José? já nos debruçamos algumas vezes sobre temas em que envolviam o assédio moral sobre professores. A falta de independência intelectual e como os professores são cerceados diante da sua prática docente. […]

ELEIÇÕES 2016 E A ESCOLA

Eleições 2016 e a escola

ELEIÇÕES 2016 E A ESCOLA A EDUCAÇÃO PRECISA DISCUTIR ISSO   Mais uma vez as eleições estão chegando. Com ela, agora na edição das eleições 2016, vemos as estratégias dos candidatos que querem se perpetuar no poder e aqueles que também querem uma cadeira (preferencialmente uma poltrona). Tenho observado vários links e postagens compartilhadas pelos […]

A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE: As contribuições da Teoria da Atividade RESUMO   A educação ainda é um grande desafio para o país. Para tanto é fundamental que os professores entendam o sentido do seu ofício e que consigam construir de forma autônoma e significativa os conhecimentos com seus alunos. O objetivo deste trabalho é […]

DE ESCOLA REPRODUTORA A ESCOLA TRANSFORMADORA

DE ESCOLA REPRODUTORA A ESCOLA TRANSFORMADORA Apenas deter o certificado de pedagogia não garante o conhecimento   Escola reprodutora e escola transformadora, suas diferenças e seus desafios. A criação da escola no Brasil está ligada estritamente ao desembarque dos jesuítas para “catequizar e domesticar” os índios. Em seguida, o sistema de ensino implantado tinha como […]