Categoria: Artigos Acadêmicos

ESTUDO DO MEIO PRÁTICA PEDAGÓGICA

estudo-do-meio-redicitec

ESTUDO DO MEIO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS,DO DESENVOLVI MENTO SOCIAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL    IVAN CLAUDIO GUEDES Geógrafo e Pedagogo. Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Geociências e Doutor em Geologia. Professor da Faculdade Progresso e da rede pública estadual de São Paulo. [email protected]   Este trabalho apresenta o relato […]

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE: Uma reflexão sobre a inclusão da educação ambiental nos cursos de graduação em Pedagogia.   Cecília Silva Coelho Ivan Claudio Guedes Este artigo traz a discussão sobre o ensino de disciplinas voltadas à Educação Ambiental em cursos de formação de professores em diferentes regiões do estado de São Paulo. […]

A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE

A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE: As contribuições da Teoria da Atividade RESUMO   A educação ainda é um grande desafio para o país. Para tanto é fundamental que os professores entendam o sentido do seu ofício e que consigam construir de forma autônoma e significativa os conhecimentos com seus alunos. O objetivo deste trabalho é […]

Indisciplina do aluno na escola do Ensino Fundamental I

Indisciplina do aluno na escola do Ensino Fundamental I Andreia Aparecida Paim  Ivan Claudio Guedes   RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a discussão sobre a indisciplina escolar no ensino fundamental I, trazendo uma visão de disciplina em diferentes contextos históricos, dos pontos de vista filosófico, sociológico e psicológico cotejando com as concepções atuais. Trata, também, de […]

ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAH

ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAH Rosana Cintia de Moraes Guedes Antonio Manoel dos Santos Oliveira Ivan Claudio Guedes RESUMO: O método de educação ambiental denominado VERAH (V-Vegetação; E–Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) foi idealizado por pesquisador da Universidade Guarulhos – UnG e vem sendo aplicado desde 2004. Tal método busca empreender a educação […]