Categoria: Ensino Fundamental I

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA SALA DE AULA

Inteligências Múltiplas na sala de aula

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA SALA DE AULA   Desde que a teoria das Inteligências Múltiplas foi lançada por Howard Gardner, temos nos debruçado sobre seus estudos tentando compreender as possibilidades de aprendizagem que esta teoria nos oferece. Gardner, propriamente, não é pedagogo. Muito menos é da área da educação. Seus estudos estão embasados na neurociência, mas […]

COMO FAZER UM PLANO DE AULA

Como fazer um plano de aula

COMO FAZER UM PLANO DE AULA Construa um plano de aula com critérios bem definidos   Uma das principais dificuldades no dia a dia do trabalho do professor é a construção de um plano de aula. O plano de aula não deve ser encarado como uma “burocracia pedagógica”. Muito pelo contrário, o plano de aula […]

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE: Uma reflexão sobre a inclusão da educação ambiental nos cursos de graduação em Pedagogia.   Cecília Silva Coelho Ivan Claudio Guedes Este artigo traz a discussão sobre o ensino de disciplinas voltadas à Educação Ambiental em cursos de formação de professores em diferentes regiões do estado de São Paulo. […]

COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?

COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA?   A prática do debate em sala de aula sem dúvida é um recurso fantástico. As possibilidades de aprendizagem durante todo o processo da construção do debate só tem a acrescentar aos nossos alunos e para nós professores. O debate basicamente é o momento em que os alunos vão […]

POR QUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS?

POR QUE OS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS LIVROS DIDÁTICOS?   O Brasil tem um dos (se não for o) maiores programas de distribuição de livros didáticos do mundo. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos de […]