ENCONTROS E DESENCONTROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O CORPO E O EROTISMO FEMININO

Compartilhe com seus amigos

Dissertação de Mestrado defendido pela Profa. Ms. Carmem Barreto Lopes em 2009.

Lembrem-se que plágio é crime. Utilizem o material para consulta e jamais esqueçam de dar os devidos créditos aos autores.

Abs.,
Ivan

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo central examinar o lugar do corpo feminino na Educação Física na sua modalidade escolar, ainda que saibamos da importância e dimensão da docência ou performance humana e lúdico, será na dimensão erótica que o trabalho irá se compor. Tal análise surge da constatação da prática masculinizada na Educação Física cuja formação predominantemente masculinizada fundamenta-se até os dias atuais às práticas físicas, tanto para a performance quanto para a formação. Encontramos nas obras literárias de Carmen Lúcia Soares fundamentos e motivações para conhecermos outros materiais sobre o corpo feminino na Educação Física, assim nossa pesquisa foi baseada em pesquisa bibliográfica onde os recortes em Educação Física e corpo-feminino nortearam a pesquisa bem como análise documental de decretos e leis. Tal instrumento gerou um trabalho com três capítulos presentes nessa estrutura. A pesquisa conseguiu observar que a Educação Física é masculinizada, a ginástica mesmo feminina é elaborada a partir dos moldes masculinos, ou seja, primeiro “inventa-se” um movimento gímnico masculino e depois o adapta ao feminino.
Palavras-Chave: Educação Física, Corpo, Feminino, Ginástica, Erotismo

Para baixar a dissertação completa, clique aqui.
Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.