CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO E LEI DE LICITAÇÃO



Compartilhe com seus amigos

CORRUPÇÃO NA EDUCAÇÃO E LEI DE LICITAÇÃO:
PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E FRAUDE NO INTERIOR DE SÃO PAULO

 

Corrupção na educação, máfia da Merenda e operação Alba Branca

Corrupção na educação, máfia da Merenda e operação Alba Branca.

A Corrupção na educação é um rio de dinheiro que nunca seca!. No dia 19/01/2016 a Policia Civil de São Paulo prendeu seis pessoas no município de Bebedouro-SP “suspeitas” de envolvimento com esquema de fraude e uma nova máfia da merenda, desta vez aqui, em solos paulistas.
Não é novidade que a corrupção no Brasil seja um câncer que deve ser combatido a todo custo. Em junho de 2015 publiquei meu site o artigo “Corrupção na educação: um rio de dinheiro que nunca seca”. Neste artigo apresentei uma lista de 10 perguntas sobre a corrupção na educação com base na excelente reportagem do Conexão Repórter intitulada “Os Senhores da Fome”. Naquela oportunidade, a matéria mostrou como ocorriam as fraudes nas licitações de merenda no Estado de Alagoas.

 

Breve Redação sobre corrupção na educação

 

A corrupção na educação atualmente é uma das áreas aonde mais se concentra atividades ilícitas. A corrupção no Brasil é um câncer que atinge toda população brasileira. As ações cometidas por essas quadrilhas são indiferentes a partidos políticos, credos religiosos ou concepções ideológicas. A impressão que dá é que todos estão contaminados por essa doença.

Não é objetivo deste breve excerto trazer nenhuma reflexão histórica sobre a corrupção neste país, porém, é preciso lembrar que ela é histórica. Um dos primeiro registros de corrupção por aqui datam do século XVI, ainda no período da coroa portuguesa.

 

De qualquer forma, atualmente e com frequência apontamos que o país está em crise. Os governos alegam que não há dinheiro para investimentos. As verbas da educação, saúde, segurança e infraestrutura foram cortadas. Salários de servidores (servidores que trabalham, não dos políticos) são congelados, e projetos de toda ordem são adiados.

O fato é que se houvesse um combate persistente e eficiente à corrupção no Brasil, em todas as suas esferas, com penas e punições devidamente aplicadas àqueles que as praticam (sejam corruptores ou corruptíveis), veríamos sobrar dinheiro nos cofres públicos para os devidos investimentos.

Na prática, o que observamos é uma grande morosidade da justiça e brechas que permitem com que corruptores e corruptíveis continuem suas práticas, fazendo uso do dinheiro público em proveito próprio.

 

Máfia da merenda no interior de São Paulo:

 

A corrupção na educação no Estado de São Paulo vem sendo acompanhada pela Política Civil através da operação “Alba Branca” que rendeu até o momento R$ 135 mil reais em dinheiro e diversos materiais para continuarem as investigações.

A receita para a fraude na merenda é a mesma apresentada no artigo citado. Os contratos são forjados, são oferecidas propinas de funcionários públicos e repassados aos vendedores. Clique aqui para assistir a reportagem.

O esquema de propina variava entre 10% e 30% do total do contrato firmado entre a Coaf e a prefeitura. Esse valor era acrescido no preço final, superfaturando os produtos negociados. O serviço prestado era superfaturado para que o agente da prefeitura, o vendedor, a Coaf e o agente político pudessem ganhar. Além das prefeituras, também se articula uma possível ação entre a cooperativa e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo que um dos possíveis articuladores do esquema poderia ser o Deputado Estadual Fernando Capez.
Além da fraude nas licitações, muitos dos produtos oferecidos pela Coaf não eram provenientes da agricultura familiar, e sim de grandes supermercados.

Presidente da Coaf, Carlos Alberto Santana da Silva e César Bertolino foram beneficiados pelo sistema de delação premiada. Ou seja, você frauda a licitação, rouba os cofres públicos, usufrui do dinheiro e quanto a “casa cai”, entrega todo mundo e se livra da cadeia.

De acordo com as reportagens pesquisadas, tomei a liberdade de fazer um quadro de acordo com o partido político que administra o município. Obviamente que a lista abaixo não significa que realmente houve corrupção em todas essas prefeituras. Essa e a lista divulgada pela reportagem do G1 que trouxe os municípios em que esta havendo a operação “Alba Branca”. Curiosamente eu apenas pesquisei o partido político que administra esses municípios e isso em hipótese alguma indica que o prefeito está envolvido. Obviamente que não quero iniciar uma discussão partidária. Apenas quero deixar claro que nenhum partido está acima de qualquer suspeita.

Quadro de municipios na operação Alba Branca

Corrupção na educação: Municípios supostamente envolvidos em operações com a Coaf.

 

De qualquer forma, infelizmente, novamente a educação é alvo de corrupção. Justamente a educação, um dos pilares da sociedade, serve de “mula” para lavar dinheiro. Dinheiro este que deveria estar sendo empregado na compra de materiais didáticos, na construção, reforma ou ampliação de escolas, na remuneração do professor, enfim, deveria ser empregado na educação. Enquanto isso, a luta pelo aumento dos 10% do PIB continua. Vários movimentos sociais empreendem essa bandeira e lutam desesperadamente na (inocente) esperança de ver a educação neste pais da “pátria educadora” avançando.

Enquanto alguns brigam por mais dinheiro na educação, nós continuamos brigando por mais fiscalização e punição sobre o mau uso do dinheiro público e na corrupção na educação que tira o direito do seu filho de ter uma educação de qualidade.

 

Prof. Ivan Claudio Guedes, 35.
Geógrafo e Pedagogo.
ivanclaudioguedes@gmail.com

 

Para referenciar este artigo:

GUEDES, I. C. Corrupção na educação e lei de licitação: Programa de alimentação escolar e fraude no interior de São Paulo. Gazeta Valeparaibana [Online]. São José dos Campos, 01 fev. 2016. Educação. Disponível em: http://gazetavaleparaibana.com/099.pdf. Acesso em 10 fev. 2016.

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. Parabéns pelo artigo, tem muita gente que ainda não acredita que alguns destes partidos estejam envolvidos em corrupção. São meros admiradores sem noção da realidade.

  2. “O fato é que se houvesse um combate persistente e eficiente à corrupção no Brasil, em todas as suas esferas, com penas e punições devidamente aplicadas àqueles que as praticam (sejam corruptores ou corruptíveis), veríamos sobrar dinheiro nos cofres públicos para os devidos investimentos.”
    Infelizmente, a institucionalização da propina, permeia pelos três poderes, contaminados inclusive envolvendo os Presidentes da República, do Senado e da Câmara, além do Judiciário exceto por enquanto do STF e atualmente o MP. Hoje ocupamos a incomoda posição de 76º em corrupção entre 168 países. E através das fraudes em licitações, os Agentes públicos, políticos, executivos e Empresas, tomaram de assalto os cofres da outrora maior empresa do país à Petrobras. E até o momento nem todos estão condenados, discricionariamente se condena um e outro não, vejamos os casos do: Presidente da Câmara, afastado do Presidente do Senado em compasso de espera, e a delação do Empresário da OAS até agora não divulgado, onde já sabemos que houve a propina de R$ 10 milhões para o Sr. Temer. Por isso, enquanto a justiça não agir totalmente independente, a Nação e seu patrimônio serão atacados por esses Senhores que se acham ainda donos de um Feudo, não enxergando a imensidão e a grandeza desse país, que não passa por esses caprichos que esses Senhores tem de riqueza sem escrúpulos, oh saudades de você e de seus exemplos eterno Gandhi.
    Estou fazendo uma Monografia sobre Corrupção em Licitação Pública. Solicito sua orientação. Ficaria eternamente grato.

    1. Grande amigo Djalma.
      Fico muito feliz em saber que está se debruçando sobre este tema.
      Atualmente tenho uma aluna na pedagogia que está estudando a corrupção na educação.
      Seria um imenso prazer poder dar meus palpites no seu trabalho.
      Você pode encaminhar para contato@icguedes.pro.br e vamos dialogar sobre seus estudos.
      Um forte abraço
      Ivan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *