CONHECENDO O DIA E A NOITE



CONHECENDO O DIA E A NOITE

Sequência didática com a educação infantil


Série:  maternal  ( 3 anos)
Duração da aula : 4 horas.
Objetivo:
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
Tema da aula:
Dia e Noite
Dia e noite

Conteúdos factuais:
A percepção do dia e da noite

Conteúdos conceituais:
Sol, lua, duração do tempo.
Conteúdos Procedimentais:
Desenvolver a observação, a análise e a comparação. 
Conteúdos atitudinais:
Valorizar a duração do tempo.
Compartilhar informações em grupos.
Desenvolver a concentração e a atenção em rodas de conversa.
Metodologia:
Primeiramente é importante solicitar a ajuda dos pais para registrar na agenda as tarefas que a criança realiza em casa no período noturno.
– O que costumo fazer durante a noite?
Em aula utilize o poema Dia e Noite, de Regina C. Villaça Lima
Você poderá realizar essa leitura aproveitando-se da estratégia do “cineminha” – TV confeccionada com caixa de papelão e papel colorido.Na mesma há um espaço pra demonstração de ilustrações como se fosse uma tela de TV.
Poesia: Dia e Noite
Regina C. Villaça Lima
  
Quando acordo bem cedinho
vejo que é um lindo dia,
pois o sol está a brilhar
trazendo luz, calor e alegria.
Chegando a noite devagarinho
vejo no céu a brilhar
a lua e lindas estrelinhas
enfeitando até o dia raiar!
Roda de conversa:
Por meio de perguntas, direcione as crianças a expressarem suas observações e conclusões em relação a pesquisa que realizaram em casa.
Observe se também fazem relação das ações descritas, com as características físicas do dia e da noite (calor e frio; claridade e escuridão; etc.)
Atividade:
1) Dia e Noite:
Adaptação da brincadeira vivo ou morto.
Quando se disser dia, as crianças se levantarão e farão mímicas do que realizam durante o dia.
Quando se disser noite, elas se deitarão em colchonetes e simularão o sono.       
Obs. Pode – se combinar com as crianças antes da brincadeiras, atitudes que podem ser imitadas simulando o dia, tais como: dirigir, jogar bola, ir para escola, etc.
2) Sequência lógica:
Distribuir uma sequência lógica através de desenhos com atitudes do dia ou da noite.
Pedir para que as crianças pintem. O professor recortará as mesmas e devolverá a seus respectivos donos, para que eles montem sua sequência. Depois cada aluno poderá expor sua sequência para sala.
Materiais necessários:
– Papelão;
– cola
– tesoura;
– Giz de cera;
– poema;
– colchonetes;
Avaliação:
Relato oral, retomada em roda de conversa ao final das atividades.
Registro do professor quanto a apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Deixe suas observações, críticas e sugestões. Elas são muito bem vindas para melhorar este blog.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes 

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *