CONHECENDO O DIA E A NOITE



Compartilhe com seus amigos

CONHECENDO O DIA E A NOITE

Sequência didática com a educação infantil


Série:  maternal  ( 3 anos)
Duração da aula : 4 horas.
Objetivo:
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
Tema da aula:
Dia e Noite
Dia e noite

Conteúdos factuais:
A percepção do dia e da noite

Conteúdos conceituais:
Sol, lua, duração do tempo.
Conteúdos Procedimentais:
Desenvolver a observação, a análise e a comparação. 
Conteúdos atitudinais:
Valorizar a duração do tempo.
Compartilhar informações em grupos.
Desenvolver a concentração e a atenção em rodas de conversa.
Metodologia:
Primeiramente é importante solicitar a ajuda dos pais para registrar na agenda as tarefas que a criança realiza em casa no período noturno.
– O que costumo fazer durante a noite?
Em aula utilize o poema Dia e Noite, de Regina C. Villaça Lima
Você poderá realizar essa leitura aproveitando-se da estratégia do “cineminha” – TV confeccionada com caixa de papelão e papel colorido.Na mesma há um espaço pra demonstração de ilustrações como se fosse uma tela de TV.
Poesia: Dia e Noite
Regina C. Villaça Lima
  
Quando acordo bem cedinho
vejo que é um lindo dia,
pois o sol está a brilhar
trazendo luz, calor e alegria.
Chegando a noite devagarinho
vejo no céu a brilhar
a lua e lindas estrelinhas
enfeitando até o dia raiar!
Roda de conversa:
Por meio de perguntas, direcione as crianças a expressarem suas observações e conclusões em relação a pesquisa que realizaram em casa.
Observe se também fazem relação das ações descritas, com as características físicas do dia e da noite (calor e frio; claridade e escuridão; etc.)
Atividade:
1) Dia e Noite:
Adaptação da brincadeira vivo ou morto.
Quando se disser dia, as crianças se levantarão e farão mímicas do que realizam durante o dia.
Quando se disser noite, elas se deitarão em colchonetes e simularão o sono.       
Obs. Pode – se combinar com as crianças antes da brincadeiras, atitudes que podem ser imitadas simulando o dia, tais como: dirigir, jogar bola, ir para escola, etc.
2) Sequência lógica:
Distribuir uma sequência lógica através de desenhos com atitudes do dia ou da noite.
Pedir para que as crianças pintem. O professor recortará as mesmas e devolverá a seus respectivos donos, para que eles montem sua sequência. Depois cada aluno poderá expor sua sequência para sala.
Materiais necessários:
– Papelão;
– cola
– tesoura;
– Giz de cera;
– poema;
– colchonetes;
Avaliação:
Relato oral, retomada em roda de conversa ao final das atividades.
Registro do professor quanto a apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Deixe suas observações, críticas e sugestões. Elas são muito bem vindas para melhorar este blog.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes 

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *