COMO FAZER RESENHA CRÍTICA E RESUMO



Compartilhe com seus amigos

COMO FAZER RESENHA CRÍTICA E RESUMO

 

Como escrever resumos e resenha crítica

Como escrever resumos e resenha crítica

Resenha e resumos, quais são suas diferenças? Como escrever? Para que servem? Neste rápido artigo vamos diferenciar o que é um resumo indicativo, o resumo informativo, o resumo indicativo/informativo e o resumo crítico, também chamado de resenha. No final do artigo você vai poder acompanhar o vídeo em que explico detalhadamente cada uma dessas modalidades de escrita.

Pois bem, primeiramente é importante deixar claro que todas essas formas de escrever são solicitadas nas faculdades e universidades com dois objetivos: O primeiro é indicar ao aluno uma ótima maneira de estudar e conseguir organizar seus conhecimentos. O segundo é o de organizar todo o material pesquisado durante uma investigação acadêmica, assim como já tratamos do fichamento, a prática de fazer resumo e resenha só tem a contribuir com o estudante.

 

Breve observação: Se você acha que o objetivo de fazer um resumo ou uma resenha é o de apenas ganhar nota, não faça! O objetivo é o de fazer com que você estude corretamente e crie habilidades específicas de procedimento de leitura, interpretação, escrita e reescrita de textos.

O processo de ler e escrever não é fácil. É preciso muita dedicação, técnica e treino. Se você ainda tem dúvidas sobre como ler e estudar corretamente um livro, clique aqui.

CUIDADO: Não confunda este tipo de resumo com o resumo do seu TCC. Sobre o resumo do TCC, clique aqui e veja uma postagem específica.

 

Dicas para fazer um resumo:

  • Seja fiel ao texto;
  • Não omita nenhum aspecto relevante;
  • Seja objetivo;
  • Não se posicione diante do texto;
  • Seja coerente.

 

Para fazer o seu resumo, procure ler atentamente o texto. Selecione aquilo que é mais importante e apresente os passos abaixo:

  • Apresente o tema;
  • Deixe claro quais são os objetivos da obra;
  • Apresente os métodos empregados no estudo (se for o caso de uma pesquisa, se for um livro de literatura, obviamente não haverá método de estudo);
  • Apresente os principais resultados (ou principais ideias);
  • Aborde as principais conclusões do autor da obra.

 

Lembre-se, em um resumo você não deve se envolver com o texto. Seu envolvimento, sua análise e sua crítica só serão apresentadas em uma resenha (veja o vídeo abaixo).

 

O que é resenha e o que é resumo?

 

Basicamente, o resumo é o primeiro passo de uma resenha. Ou seja, você deve primeiro resumir o texto (seguindo os passos apresentados no vídeo) para depois inserir suas análises, críticas e observações sobre o texto / livro / filme e/ou artigo que está apresentando.

 

Exemplos de resenhas de livros:

 

 

Exemplos de resenhas de filmes (clique no nome para ser redirecionado):

 

 

Exemplos de resenhas de artigos:

 

 

 Exemplos de resumos de livros:

 

 

Acompanhe o vídeo abaixo e deixe sua crítica e sua observação sobre as dicas aqui apresentadas.

Desejo que você tenha ótimos momentos de estudos.

 

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *