METODOLOGIA DA PESQUISA

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METODOLOGIA DA PESQUISA

Como escrever este capítulo do TCC

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa. Como escrever no TCC

Este capítulo é essencial para o seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Todo trabalho acadêmico, seja um TCC, uma monografia, um artigo, uma Dissertação de mestrado ou uma Tese de doutorado precisa ter este capítulo.
Para qualquer capítulo que você vá escrever, é preciso ter método, técnica e rigor, porém, isso não é tão simples assim nas primeiras vezes. Uma das técnicas mais indicadas para quem está iniciando nos estudos acadêmicos é a técnica do FICHAMENTO. Clique aqui para saber mais.

 

Escrever o capítulo da Metodologia da Pesquisa é muito fácil. Basta você ter bem claro os passos e as ferramentas que você utilizou para realizar a sua pesquisa.
 

Acompanhe no vídeo abaixo como elaborar este capítulo.

Após o vídeo, veja os exemplos que separamos para te apresentar.

 
Bons estudos.
Ivan
Acompanhe outros vídeos em que eu explico passo a passo como realizar um TCC. Clique Aqui!

Exemplo 1. 

 
Extraído de:
 
FEVEREIRO, G. B. Alfabetização e letramento do aluno surdo: Análise das metodologias utilizadas em uma classe regular. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2011.
 

METODOLOGIA DA PESQUISA

 
Para elaboração deste trabalho primeiramente deram-se a compilação de pesquisa bibliográfica, abarcando diversas fontes tais como livros, artigos de periódicos acadêmicos e legislação. Após o levantamento bibliográfico dos pontos mais relevantes da educação dos surdos, como sua história e as abordagens de ensino, realizou-se uma análise crítica sobre os autores elencados.
 
Em seguida, precedeu-se como material para a pesquisa de campo, a entrevista, em caráter aberto, apenas com direcionamentos questionadores. Os sujeitos ao qual se aplicou a entrevista foram: 2 professores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos que atuam na Educação Básica e 1 coordenador pedagógico também da Rede Municipal.
 
Na escola onde houve a pesquisa, há um aluno surdo que está regularmente matriculado desde o 2º ano do Ensino Fundamental (2009), hoje ele cursa o 4º ano.
 
Uma das professoras entrevistadas trabalhou com este aluno nos 2º e 3º ano. O fato dela saber se comunicar por meio da LIBRAS, foi determinante para a designação da classe a ela. Já a professora do corrente ano letivo não tem conhecimento da língua, o que dificulta seu trabalho com o aluno surdo.
Objetivou-se através deste trabalho a realização de uma análise reflexiva sobre a efetivação da inclusão de um aluno surdo em classe regular, à partir de metodologias diferenciadas e práticas de ensino.
Em seguida, houve o confronto entre a efetivação das Leis que são direcionadas a este aluno surdo, com a realidade escolar em que ele se encontra.
 
Portanto, para fins metodológicos e procedimentais para o desenvolvimento deste trabalho, é possível afirmar que tal abordagem se deu por dados qualitativos. Para fins de redação, e para preservar a identidade dos professores entrevistados, optou-se por qualificar a professora que trabalhou com este aluno no primeiro ano do ensino fundamental como “professora 1”. A professora do segundo e terceiro ano, como “professora 2” e a professora que trabalha atualmente com este aluno como “professora 3”.
 
 

Exemplo 2:

 
Extraído de:
 
SANTOS, A. L.; SANTANA, M. M. F.; OLIVEIRA, P. A.; GUILHERME, P. P. L.; CARVALHO, V. A. Breve análise sobre a influência da Globalização na Formação da Criança consumidora no contexto social e escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2009.
 

METODOLOGIA

 
Para realização desta pesquisa buscou-se compreender qual a influência que as propagandas comerciais e os produtos de alta tecnologia interferem sobre a infância, marcadas pela globalização e pelo advento da mídia, cujo consumo por parte das crianças aumenta a cada dia. Procurou-se entender de que forma o processo de globalização e a influência da televisão atingem as crianças, quais fatores as levam a tornarem-se consumistas e as atitudes dos pais e educadores, frente a essa questão e o que a aquisição ou não desses produtos podem causar na vida social, e psicológica das crianças.
 
Foram realizadas pesquisas em sites da internet, livros, artigos e demais trabalhos que versam sobre o tema. Percebeu-se a dimensão que este assunto poderia tomar. Assim, delimitou-se o foco apenas no consumo infantil influenciado pela mídia moderna bem como seu reflexo na educação. É importante ressaltar que faltam bibliografias consistentes neste tema, pois, entende-se que o assunto tratado ainda seja novidade no meio acadêmico.
 
As referências consultadas embasaram os referenciais teóricos sobre como funciona este meio, quais aspectos são importantes na construção de um saber profissional e em que medida os anúncios utilizam uma série de representações que estão presentes no cotidiano de nossas crianças.
 
Concluída a compilação bibliográfica, deram-se as atividades em campo que tiveram como objetivo auferir a efetivação do que se constatou na revisão literária.
 
Em campo aplicou-se questionários às crianças, aos pais e aos professores. O questionário teve como fundamentação as orientações analisadas nas referências bibliográficas (e.g. BARBOSA, 2009; SARMENTO, 2001; FERRÈS, 1996) e analisar a concepção de consumismo mediante a influência da mídia.
 
Também observou-se, durante a aplicação dos questionários, as reações desencadeadas pelos pais, seus filhos e professores. As observações, bem como a discussão sobre os resultados far-se-ão no capítulo seguinte.
 
Por fim, conflitou-se as referencias teóricas e a análise dos dados obtidos em campo culminando na conclusão que se segue.
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About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. HÁ ME ESQUECI MINHA PESQUISA SERÁ SOBRE O MÉTODO DAS BOQUINHAS, COMO ELE PODE AUXILIAR NAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, OBSERVADA EM CRIANÇAS QUE JÁ PASSARAM PELO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E AINDA SIM TROCAM OU INVERTEM LETRAS. SENTI MUITA DIFICULDADE PARA REALIZAR O TRABALHO SEM AUXILIO DOS PROFESSORES, MAS ME MOTIVEI PORQUE MEU FILHO APRESENTA A MESMA DIFICULDADE E ACREDITO A CAUS ESTAR RELACIONADA A QUESTÃO DA METODOLOGIA TRADICIONAL DE ALFABETIZAÇÃO QUE ELE FOI SUBMETIDO. PENSEI EM FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRAFICA, DESCRITIVA DE ANALISE QUALITATIVA. ESTUDANDO A HISTORIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, E O MÉTODO DAS BOQUINHAS E SUA PRÁTICA.

    1. Muito interessante sua proposta. Creio que dará uma ótima pesquisa.
      Depois me encaminhe para que eu possa ler.

      Compartilhe os materiais do site com seus amigos de turma.
      Um forte abraço
      Ivan

  2. Compartilharei com maior prazer. Obrigado pela ajuda. Fora a parte da introdução que eu falo da metodologia. Eu devo criar um tópico “METODOLOGIA” assim como INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO, CONCLUSÃO ?

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