COMO ELABORAR UM ESTUDO DE CASO



Compartilhe com seus amigos

COMO ELABORAR UM ESTUDO DE CASO:

VEJA EXEMPLOS DE ESTUDO DE CASO

 

Como elaborar um estudo de caso

Como elaborar um estudo de caso

Nesta postagem vamos apresentar como elaborar um estudo de caso e a seguir, vamos apresentar alguns exemplos de estudo de caso. Você também poderá ver uma vídeo aula no final deste texto.

Conforme orientação de Robert Yin, o estudo de caso é “uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos” (YIN, 2001, p. 32).

Você poderá utilizar o estudo de caso quando quiser lidar com condições em que acredite que elas possam ser altamente pertinentes para compreender um determinado fenômeno de estudo.

O estudo de caso é um dos métodos de estudo se revela altamente significativo quando o seu objeto de estudo apresenta condições únicas ou especiais que lhe permite investigar a fundo para que, depois, possa servir de base para outros estudos e investigações sobre a mesma temática.

Assim, quando você pensa em como fazer um estudo de caso, deverá pensar nos aspectos positivos e negativos para este estudo.

Basicamente, o estudo de caso tem se mostrado muito útil às pesquisas que compreende fenômenos sociais. Nas ciências humanas temos utilizado muito este método de estudo para compreender uma fração do grupo social. Sendo assim, é importante ter claro que seu estudo de caso propriamente não significa uma regra a ser seguida. Ou seja, você deverá tomar cuidado para não fazer generalizações a partir das suas singularidades pesquisadas.

 

Como elaborar um estudo de caso: motivos para escolher este método de estudo.

 

A investigação de estudo de caso enfrenta uma situação tecnicamente única em que haverá muitas variáveis para serem investigadas. A partir do estudo dessas diferentes variáveis você compilará os diferentes resultados (evidências) formulando suas devidas conclusões.

No vídeo abaixo apresento uma situação hipotética em que o estudo de caso se dá diante da investigação sobre uma escola. Pense na quantidade de variáveis presentes em uma escola. Observe o vídeo e veja o desdobramento sobre o estudo dessas variáveis.

 

Como elaborar um estudo de caso: tipos de projetos.

 

Ao propor um estudo de caso, é preciso distinguir se o mesmo será um projeto de caso único (holístico ou incorporado) ou se será de casos múltiplos (holísticos ou incorporados). Veja no vídeo abaixo a explicação para essas diferenças. Para isso pense:

 

  • Fundamento lógico para projetos de caso único:
    • O caso selecionado é decisivo (e bem representativo) para testar uma teoria bem formulada?
    • Para confirmar, contestar ou entender a teoria, o caso selecionado pode determinar tal proposição para avaliar se ela está correta?
    • O caso selecionado é um caso raro ou extremo? Tal como se observa nos estudos de psicologia clínica?
    • O caso selecionado é revelador?
    • O seu caso será um caso único ou será um caso que já foi pesquisado por outras pessoas em outros contextos (casos múltiplos)?

 

Como elaborar um estudo de caso: Incorporados versus holísticos.

 

O mesmo estudo de caso pode apresentar mais de uma unidade de análise. Assim como no exemplo da escola demonstrado no vídeo, você poderá se deparar com diferentes variáveis em que você precisará optar entre apresentar um estudo incorporado ou holístico.

Ao optar por um estudo incorporado, você deverá se selecionar e estudar as variáveis que lhe forem apresentadas. Ao optar por um estudo holístico, as variáveis não serão negligenciadas, mas, a sua análise será muito mais abrangente. Ou seja, uma análise global sobre o caso investigado.

Em ambos os casos há aspectos positivos e negativos.

O projeto holístico é vantajoso quando não há variáveis (subunidade) ou quando a teoria em questão é própria de natureza holística.

O projeto holístico não é vantajoso quando a abordagem global negligencia variáveis importantes que podem ser determinantes para compreender o fenômeno estudado. Caindo em uma análise abstrata e superficial.

Outro problema que pode ser destacado é que no decorrer do estudo, os dados podem se alterar. As questões levantadas inicialmente podem apresentar uma determinada orientação e no decorrer do estudo ir mudando de caminho.

A flexibilidade do estudo de caso é um ponto forte e um ponto fraco dentro deste método de estudo. Neste sentido, identificada as mudanças no projeto, você deverá voltar ao projeto inicial e refaze-lo diante das novas evidências.

Quando ao estudo de caso incorporado, é preciso se atentar para não se perder na quantidade de variáveis (subunidades). Um dos maiores erros em um estudo de caso incorporado é se aprofundar mais sobre uma das variáveis do que sobre as outras. Assim como, outro grande problema é amarrar todas as subunidades trazendo uma conclusão que contemple tudo o que foi estudado.

 

Como elaborar um estudo de caso: Procedimentos de campo.

 

Ao se lançar em um estudo de caso para coletar os dados, atente-se aos procedimentos que serão adotados em campo. Lembre-se também de escolher com muita sabedoria o que vai verificar e quais serão as ferramentas utilizadas. Lembre-se que um estudo de caso se faz em campo, e não totalmente dentro de uma biblioteca apenas compilando dados de outros autores.

 

  • É preciso obter acesso a organizações ou a entrevistados-chave.
  • Deve possuir materiais suficientes quando estiver em campo. Computador pessoal, material para escrever, baterias carregadas, papel, canetas etc.
  • Deve desenvolver um procedimento para pedir ajuda e orientação, se necessário for, de outros pesquisadores ou colegas de outros estudos de caso.
  • Estabeleça uma agenda clara com as atividades de coleta de dados, dentro do período especificado de tempo.
  • Prepare-se para o inesperado. Pode haver mudanças na disponibilidade dos entrevistados. Alterações de humor. Motivação do pesquisador. Mudanças temporais, etc.

 

Como elaborar um estudo de caso: Fontes de evidências.

 

As fontes de evidências constituem-se em toda a documentação, registro, entrevistas, observação direta, observação participante e artefatos físicos. Tenha em mente que essa lista pode ser imensa, incluindo filmes, fotografias, relatos, cartas, memorandos, agendas, minutas de reuniões, relatórios externos, documentos administrativos, recortes de jornal, etc.

Com essa gama de fontes de evidência, o melhor é você ter estruturado no seu projeto de pesquisa, quais realmente lhe serão uteis.

Como elaborar um estudo de caso: Exemplos de estudos de caso.

 

Abaixo listo uma série de pesquisas que fizeram uso do estudo de caso. Clique nos títulos para abrir as pesquisas.

O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa.

O estudo de caso na investigação em tecnologia educativa em Portugal

Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução

Uso e conservação de plantas e animais medicinais no Estado de Pernambuco (Nordeste do Brasil): um estudo de caso

O estudo de caso como estratégia de investigação em educação

Inserção e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência: um Estudo de Caso

 

Como elaborar um estudo de caso: Veja o vídeo abaixo.

 

 

Clique aqui e baixe o livro do Prof. Yin.

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. É interessante a forma clara e objectiva como apresenta este assunto; vai me ajudar na escolha do tema do meu trabalho de mestrado em ciências de educação. Muito obrigado e que Deus lhe abençoe.

    1. Meio ampla a sua solicitação…
      De qualquer forma, recomendo fazer um projeto (veja aqui no site como fazer um projeto de pesquisa).
      Vai te ajudar muito nas ideias.
      Um forte abraço
      Ivan

    1. Olá, verifiquei os links e os que não abriram.
      O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa – agora está ok
      Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução – agora está ok
      Livro – link alterado.
      Obrigado por avisar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *