BREVE ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA CONSUMIDORA NO CONTEXTO SOCIAL E ESCOLAR



Compartilhe com seus amigos

Autores:
Ana Lúcia dos Santos, Márcia Maria Félix Santana, Paola Almeida Oliveira, Priscila Paes Leme Guilherme e Valquíria Aparecida Carvalho

Resumo

O presente trabalho apresenta discussão sobre a questão da globalização e do consumismo e uma análise sobre seus reflexos na formação da criança em ambiente escolar e social mediante a produção cultural vigente e as relações sociais que adultos e crianças estabelecem com a mídia e com o consumo na sociedade globalizada. Entende-se que a infância é reflexo de uma construção histórica em que apresentou diversas características, em diferentes contextos, até chegar ao presente momento. Atualmente a infância é considerada como ação universal, percebendo como cidadão em potencial, intelectual, emocional e social. A análise empreendida neste trabalho discute sobre a hipótese de as crianças estarem se tornando consumidores precoces, abrindo caminhos para um novo nicho de mercado para muitas empresas, que já descobrem o potencial dos pequenos grandes consumidores. As reinterpretações dos produtos culturais contemporâneos direcionados ao público infantil configuram-se em uma forma de resistência das crianças à tentativa de massificação e homogeneização promovida pelo processo de globalização. Como método de trabalho realizou-se uma análise reflexiva sobre os determinantes da indústria cultural na formação da criança. Para isso, discutiu-se o conceito da infância como consumidora em potencial dos bens, buscando evidenciar o papel deturpativo que a televisão exerce na formação ideológica para o consumo. Em seguida lançou-se as investigações de campo com a aplicação de questionários destinados às crianças, aos pais e à professores. Como resultado conclui-se que a mídia exerce forte influencia sobre as crianças, pais e professores. As crianças apresentam comportamentos influenciados pela mídia e exercem forte influencia sobre os produtos consumidos pela família. Por sua vez, os pais não apresentam opinião formada quanto a questão do consumismo infantil e, no que concerne ao ambiente escolar, muitos professores trabalham, inconscientemente, influenciando o consumismo em sala de aula.

Palavras-chave: Globalização; Mídia; Consumismo Infantil; Educação e Consumo.

Link para baixar o TCC

http://www.4shared.com/document/ZOFdze7a/SANTOS_et_al_CONSUMISMO_INFANT.html

Postagens Relacionadas

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *