Aprendendo energia com a Peppa Pig



Aprendendo energia com a Peppa Pig

A febre que tomou conta das crianças “Peppa Pig” pode ajudar o professor a construir um plano de aula para aprender mais sobre energia.

 

Aprendendo energia
No episódio “Queda de energia” a família Pig está tendo um dia normal, quando de repente a luz acaba. Eis que a família se articula para passar o dia se divertindo sem a utilização da energia elétrica.
No diálogo estabelecido, Peppa pergunta o que é energia e o que é eletricidade, seus pais tiram suas dúvidas e propõem brincadeiras sem energia elétrica.
Esse é um dos pontos em que o professor poderá explorar: Quais são as brincadeiras que dá para fazer sem precisar de eletricidade? Quais são os equipamentos da sala de aula que precisam de energia elétrica?
Ao questionar as crianças sobre as brincadeiras que da para fazer sem que precise eletricidade, escolha algumas e execute (principalmente se estiver na educação infantil – quando se trabalha a coordenação motora grossa e a psicomotricidade).
Caso você esteja trabalhando com as séries iniciais, poderá propor para lição de casa a seguinte questão: Quais são os equipamentos em sua casa que precisam de energia? Solicite que construa uma lista de palavras com os equipamentos domésticos que eles mais utilizam. Se você estiver trabalhando com a alfabetização poderá, inclusive, realizar sua sondagem de hipótese de escritas, construindo listas de palavras dentro deste campo semântico.
Em sala de aula você poderá entregar jornais e revistas para que eles recortem, colem e escrevam os aparelhos eletrônicos que utilizam. Este procedimento é muito importante para que as crianças desenvolvam os procedimentos de analisar, selecionar e comparar.
Você também poderá aplicar uma atividade de ligar os itens, como a que está abaixo.
ligue as figuras
 
 
Duração da atividade: 1 dia, aproximadamente (4 horas/aula)
O vídeo tem duração de 4 minutos e você poderá assistir abaixo.

Se aplicar esse plano de aula, envie seu relato, mande fotos, conte sobre a sua experiência.
Espero que seja útil
Um forte abraço

 

Ivan Claudio Guedes

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *