ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL REALIZAM PESQUISAS ACADÊMICAS



Do site da UnG


Estudantes fazem parte do Pibic-EM, financiado pelo CNPq. Orientação dos trabalhos será de docentes da Universidade

Portal UnG (02/09/2011) – O Comitê de Pesquisa da UnG recebeu na quarta-feira (31) os estudantes da Escola Estadual Bom Pastor II, em Guarulhos, selecionados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) destinado a alunos do ensino médio.

No encontro, os alunos bolsistas conheceram seus orientadores e iniciaram o planejamento para a realização dos projetos. De acordo com o professor Mário Lincoln, coordenador de Pesquisa da Universidade, a implantação do programa foi uma vitória para a Instituição. “Essa cota conquistada no CNPq é resultado do esforço do corpo docente da UnG, que agora tem como missão levar esses alunos do ensino médio a entender o real significado de uma pesquisa”, aponta.

Cada um dos alunos selecionados receberão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico uma bolsa no valor de R$ 100 mensais para o desenvolvimento de pesquisas sob orientação de professores da UnG. Para o estudante Allan Lima, a participação será de grande valia. “Terei a oportunidade de enriquecer meus conhecimentos e ganharei uma aprendizagem extra. Estou no 2.º ano do ensino médio e acredito que depois deste projeto estarei mais capacitado para encarar um vestibular no ano próximo ano”, disse. 

PIBIC Júnior

A UnG anunciou em outubro de 2010 a conquista da cota de dez bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM). A proposta da iniciativa, que tem financiamento do CNPq, é despertar a vocação científica em alunos do ensino médio, incentivar talentos potenciais e favorecer a inserção social desses estudantes através da vivência em ambiente universitário Os alunos selecionados deverão desenvolver estudos dentro da Universidade, com orientação de professores da Instituição e, preferencialmente, em áreas que já tenham grandes projetos em andamento.

Postagens Relacionadas

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *