A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE



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A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE:

As contribuições da Teoria da Atividade

RESUMO

 

REVISTA ELETRONICA FACULDADE PROGRESSOA educação ainda é um grande desafio para o país. Para tanto é fundamental que os professores entendam o sentido do seu ofício e que consigam construir de forma autônoma e significativa os conhecimentos com seus alunos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as contribuições da Teoria da Atividade para a atividade docente, visando a autonomia e a prática pedagógica na sala de aula. A metodologia empregada foi a partir da compilação bibliográfica de diversos autores que convergem para o tema deste trabalho. Para o desenvolvimento da reflexão é descrito o contexto da educação e da formação docente na atualidade, depois é apresentado uma descrição da teoria da atividade e por fim uma reflexão baseada nesta teoria, como unidade dialética entre ensino e aprendizagem, tentando responder de que forma esta pode contribuir para a autonomia do trabalho docente. A conclusão embasada nas reflexões bibliográficas estudadas é de que a teoria da atividade pode ser uma forma de superação da alienação do trabalho docente em busca da autonomia e da identidade social do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Atividade docente; Teoria da atividade; Autonomia docente.
ABSTRACT

Education is still a major challenge for the country. Therefore, it is fundamental that teachers understand the meaning of their profession and are able to build knowledge with their students in a autonomously and significantly manner.This paper aims to reflect about the contributions of the theory of activity to the teaching activity from the perspective autonomy of teaching and the development of the pedagogical practice in the classroom. The methodology was selected from the bibliographic compilation of several authors who converge on the theme of this work. For the development of the reflection, the current contexts of education and teacher training are described, then is presented a description of the activity theory and, finally, a reflection based on this theory, as a dialectical unity between teaching and lear-ning, trying to answer how it can contribute to the autonomy of teaching work.The conclusion grounded in the studied bibliographic reflections is that the activity theory can be a way of overcoming teaching work alienation in search of autonomy and social identity of the teacher.

KEYWORDS: Teaching activity; Activity theory; Teacher autonomy.

Artigo publicado na Revista Acadêmica Faculdade Progresso.

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Para referenciar este artigo:

ROMEIRO, I. O.; GUEDES, I.C. A autonomia do Trabalho Docente: As contribuições da Teoria da Atividade. Revista Acadêmica Faculdade Progresso. Guarulhos, v. 1, n. 0, p. 50-56, 2015.

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About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

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